Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 23/05/2019 às 09h41min

2º Festival de Aves: lazer e informação para a preservação do meio ambiente

Observação de aves e palestras fazem parte da programação do evento, que acontece de 30 de maio a 1º de junho.
compartilha nas redes sociais:
Neuza Brizola / Ascom

Anambé de asa branca - Jailson Souza

Nas áreas conservadas do Sul da Bahia, existem centenas de espécies de aves, algumas delas até mesmo ameaçadas de extinção, como o urutau-de-asa-branca, o chauá e o anambé-de-asa-branca. O festival tem o objetivo de sensibilizar sobre a importância da conservação da natureza, usando as aves livres como principal atrativo. “É uma forma lúdica de envolver a população local e os turistas que visitam a região para que eles também se tornem defensores dessa causa”, explica Priscilla Sales, coordenadora do evento e analista ambiental da Veracel.

Crejoá - Priscilla Sales

O Festival acontece de 30 de maio a 1º de junho na Cidade Histórica de Porto Seguro. O evento é gratuito e contará com atividades de educação ambiental como oficinas, contação de histórias, jogos e exposição de fotografias. Também serão realizadas palestras sobre “Prejuízos da caça ilegal de animais silvestres” e “Análise da biodiversidade de avifauna na região de Porto Seguro”. Ainda como parte da programação, tem a Observação de Aves, atividade desenvolvida há mais de dois anos na região que já atraiu mais de 700 pessoas de diversos países para a RPPN Estação Veracel.

Beija flor balança rabo canela  - Jailson Souza

O 2º Festival de Aves é uma realização da RPPN Estação Veracel, Parque Nacional do Pau Brasil, Refúgio de Vida Silvestres do Rio dos Frades, RPPN Rio do Brasil e da Universidade Federal do Sul da Bahia. O evento também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Porto Seguro, do Shalimar Praia Hotel, da Associação Despertar Trancoso, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, IBAMA/CETAS, Vitrine Mídia e o Grupo A.R. Hotéis e Receptivo.

 

 

RPPN Estação Veracel: Com 20 anos de existência, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RRPN) Estação Veracel, localizada no Sul da Bahia, possui mais de 6 mil hectares que se estendem pelos municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália. O local abriga importantes pesquisas sobre a Mata Atlântica e desenvolve programas de educação ambiental e observação de aves.

Em 1998, a Estação Veracel foi reconhecida pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) como RPPN e é também reconhecida como sítio do patrimônio mundial natural da humanidade pela UNESCO. Em abril, o local se tornou um centro de pesquisa e difusão científica com a implantação do Observatório de Aves – RPPN Estação Veracel.

Observação de aves Preservação Meio ambiente

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também MEIO AMBIENTE

Irmão de Ivete, Jesus Sangalo morre aos 54 anos

Irmão de Ivete, Jesus Sangalo morre aos 54 anos

PRF com apoio da Polícia Civil prende dono de oficina em Posto da Mata por receptação

PRF com apoio da Polícia Civil prende dono de oficina em Posto da Mata por receptação

Em meio a protestos, Evo Morales renuncia à presidência da Bolívia

Em meio a protestos, Evo Morales renuncia à presidência da Bolívia

Teixeira de Freitas recebe Carreta de rastreamento do câncer de mama no próximo dia 21

Teixeira de Freitas recebe Carreta de rastreamento do câncer de mama no próximo dia 21

Últimas publicações