Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 06/04/2021 às 09h18min

5 dicas para amenizar os efeitos causados pela acne

compartilha nas redes sociais:
Brenda Torssami

Certamente em algum momento de sua vida você já se deparou com a acne, essa pequena lesão, que provoca o aumento da produção de sebo vinda das glândulas sebáceas, deixa os poros obstruídos contribuindo para proliferação de bactérias e micro-organismos.  

Segundo Departamento Científico de Dermatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o distúrbio é frequente e atinge cerca de 80% dos adolescentes, justamente pelo crescimento dos hormônios femininos e masculinos neste ciclo. Eles são os principais responsáveis pelas alterações causadas na pele, como o aumento de oleosidade, gerando espinhas e cravos espalhados por todo rosto.  

Para evitar o aumento de manchas e lesões, a dermatofuncional, Natália Ribeiro, reuniu algumas dicas de cuidados para diminuir os efeitos que o distúrbio causa na pele. Confira!  

Tenha uma alimentação saudável  

Sabemos que é difícil ficar longe das frituras e guloseimas, mas para que o quadro não evolua e se agrave, o excesso de oleosidade e açúcar no organismo devem ser evitados, se consumidos excessivamente podem aumentar a proliferação de bactérias causando mais inflamação na área afetada. Opte por alimentos naturais como abacate, brócolis, cenoura e espinafre. 

Suplementos alimentares  

Caso você não esteja obtendo todos os nutrientes que o corpo precisa, existem suplementos alimentares que auxiliam e potencializam o tratamento da acne, que contém ativos como zinco, vitamina E, vitamina B e vitamina C.    

Cutucar ou espremer, jamais!  

Além de formar cicatrizes pelo rosto, isso acaba forçando o pus a sair, machucando a pele e deixando a área aberta para entrada de novas bactérias. Para diminuir o inchaço e vermelhidão na região, faça uma compressa de água quente e deixe agir na área afetada até que saia de forma natural ou, aplique gelo na área por cerca de 10 minutos.  

Utilize sabonete facial  

Lave o rosto duas vezes ao dia com o sabonete recomendado pelo seu dermatologista. Isso vai ajudar a diminuir a proliferação de fungos, bactérias entre outros micro-organismos.  

Beba muita água!  

A água é uma grande aliada para renovação e desintoxicação da pele, é ela que garante uma melhora na aparência e sustentação das fibras de colágeno, que precisam do H2O para funcionar adequadamente.  

Acne

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também MULHER

Após fuga e condutor quebrar cancela de pedágio, PRF apreende quase 300 Kg de maconha

Após fuga e condutor quebrar cancela de pedágio, PRF apreende quase 300 Kg de maconha

Não sou um monstro, diz carta de milionário baiano encontrado morto

Não sou um monstro, diz carta de milionário baiano encontrado morto

Covid-19 - Brasil passa dos 4 mil mortos na últimas 24 horas

Covid-19 - Brasil passa dos 4 mil mortos na últimas 24 horas

Medeiros Neto - Secretaria de Assistência Social apresenta plano de ação para equipe e administradores distritais

Medeiros Neto - Secretaria de Assistência Social apresenta plano de ação para equipe e administradores distritais

Últimas publicações