Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 07/03/2019 às 16h35min

6 dicas de como cobrar amigos que devem e não pagam

Emprestou dinheiro para um amigo e precisa cobrá-lo? Aprenda a sair dessa situação chata.
compartilha nas redes sociais:
Nathalia Marques

Imagine a seguinte cena: seu melhor amigo está passando por grandes dificuldades e te chama um dia para desabafar e pedir ajuda. Até então, ok. Nesta crise não está fácil para ninguém – e ele está realmente precisando de um dinheiro. Já tentou pegar um empréstimo, mas não conseguiu, então, ele queria saber se você não teria como emprestar um dinheiro para ele. Como sua situação está um pouco melhor, então você aceita – é isso que os amigos fazem, não é mesmo?

Empréstimos para amigos e familiares são muito comuns, ainda mais em tempos difíceis...

Só que o tempo passa e nada dele falar em te devolver o dinheiro. A situação dele está até melhor e está todo feliz com isso. Como lidar com esta situação?

Empréstimos para amigos e familiares são muito comuns, ainda mais em tempos difíceis. Só que se não for tudo feito com muita organização, a situação pode ficar bem chata. O ideal é que vocês combinem exatamente de que forma aquele empréstimo deve ser pago (de uma só vez? Em algumas parcelas?) e quando.

Dizem que o combinado não sai caro, mas muitas vezes ele acaba sendo esquecido. Para ajudar você a sair dessa saia justa, listamos algumas dicas importantes de como cobrar sem perder o amigo ou criar um climão entre vocês. Confira aí:


NÃO PRECISA SE ENVERGONHAR

Muitas pessoas sentem vergonha de cobrar uma dívida. Elas temem serem desagradáveis e, às vezes, acabam até mesmo deixando a dívida de lado. Mas não há motivo para vergonha, afinal, você só está cobrando de volta o que é seu por direito. 


imagem

Empréstimos para amigos e familiares são muito comuns, ainda mais em tempos difíceis. 

Só que se não for tudo feito com muita organização, a situação pode ficar bem chata

TENHA EDUCAÇÃO

Se a pessoa esqueceu-se de pagar, tenha educação. Muitas vezes não se trata de má-fé e você, consciente do compromisso assumido, falará à pessoa sobre o assunto. Se for possível, converse pessoalmente e mantenha sempre o tom amigável. Mas não vá até a casa da pessoa sem avisar. Faça um telefonema e marquem um encontro.


ESTABELEÇA UM PRAZO

Tudo que é combinado antes evita dores de cabeça depois. Ao emprestar dinheiro para qualquer pessoa, o ideal é estabelecer um prazo para ter a grana de volta e, se preferir, a porcentagem de juros a receber. Se você fez isso, cobrar fica bem simples. Agora, se você não combinou o prazo de pagamento com antecedência, negocie uma data com o amigo devedor para que ele possa se organizar. Se necessário, o pagamento pode ser feito em parcelas, desde que seja de comum acordo.


NÃO FINJA QUE ESQUECEU O EMPRÉSTIMO

Se o empréstimo foi de baixo valor, para pagar um almoço ou dividir um presente, por exemplo, quanto antes você cobrar, melhor. O tempo torna a cobrança ainda mais constrangedora. Não é feio mandar uma mensagem com uma foto da nota fiscal ou os dados da sua conta bancária, ok?


imagem

Ao emprestar dinheiro para qualquer pessoa, o ideal é estabelecer um prazo para ter a grana de volta e, 

se preferir, a porcentagem de juros a receber

SEJA SIMPÁTICO MAS DIRETO

Para que a cobrança não seja mal-educada ou antipática, converse de maneira sutil e seja sincero ao explicar por que o dinheiro faz diferença no seu orçamento. Só não seja rude. É grosseiro, por exemplo, constranger o amigo ao dizer que ele não pagou você, mas postou no Facebook que gastou com viagem no feriado. 


DÊ INDIRETAS 

Em algumas situações, em vez de pedir o pagamento em dinheiro, você pode cobrar o devedor com humor. Pode, por exemplo, sugerir que o amigo pague seu almoço ou que a rodada de cerveja do dia fique por conta dele.

Cobrar um empréstimo Amigo

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também HOMEM

Agricultor decepa parte de dedo para evitar que veneno de cobra se espalhe, mas descobre que não havia risco

Agricultor decepa parte de dedo para evitar que veneno de cobra se espalhe, mas descobre que não havia risco

Destino Porto Seguro será promovido em evento em São Paulo

Destino Porto Seguro será promovido em evento em São Paulo

Família divulga horário e local do velório do ex-vereador Willian

Família divulga horário e local do velório do ex-vereador Willian

Igreja São Francisco é assaltada e o Santíssimo é roubado

Igreja São Francisco é assaltada e o Santíssimo é roubado

Últimas publicações