Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 28/11/2019 às 13h24min

8 exercícios para fortalecer o assoalho pélvico e seus benefícios

compartilha nas redes sociais:
Mercey Livingston

exercicios para o assoalho pelvico
Foto: Shutterstock


Fazer exercícios para o assoalho pélvico e mantê-lo forte é ideal por vários motivos. “Seu assoalho pélvico trabalha em conjunto com os músculos abdominais profundos, atuando como um espartilho interno, o que pode ajudar a reduzir a dor lombar, a incontinência urinária e intestinal e melhorar a função sexual – a boa coordenação desse grupo muscular também é um grande passo em direção a abdominais mais lisos. “, afirma a fisioterapeuta do assoalho pélvico, Heather Jeffcoat, DPT, fundadora da Fisioterapia Femina.

Você pode começar a fortalecer o seu em casa usando esta lista de exercícios para o assoalho pélvico, com a ajuda de profissionais de saúde e fitness. “O primeiro passo para fortalecer o assoalho pélvico é reduzir a tensão que você mantém na área e se conectar aos músculos”, diz Lauren Roxburgh, cpt, fundadora do Align Life Studio.

Benefícios de exercícios para o assoalho pélvico

Assim, os exercícios abaixo do assoalho pélvico ensinam seus músculos a se contrair e relaxar adequadamente, para que nunca fiquem muito tensos ou muito relaxaods. Como você não pode ver o assoalho pélvico da mesma maneira que os bíceps ou tríceps, aqui está uma maneira útil de pensar sobre eles: imagine um trampolim ou uma rede que se estende em quatro direções entre o osso púbico, o cóccix e os ossos do assento, e mantém seus órgãos reprodutivos e bexiga no lugar. “No Pilates, a área do assoalho pélvico é chamada de powerhouse ou ‘casa de força’, porque é a base do seu corpo”, diz a instrutora certificada de Pilates Nonna Gleyzer, que trabalhou com Gisele Bundchen e Madonna.

Se você estiver pronto para treinar esses músculos estabilizadores internos, veja os melhores exercícios para o assoalho pélvico para fazer em casa. Faça esses movimentos diariamente ou sempre que puder.

Braçadeira pélvica

Comece de quatro com os pulsos na direção dos ombros e os joelhos na direção dos quadris. Depois, puxe o umbigo em direção a coluna e para que ele fique entre as costelas, o mesmo movimento que você faz quando quer puxar o zíper da calça. Mantenha essa contração por três segundos e depois solte. Essa é uma repetição. Complete duas séries de 8 repetições.

Inclinação pélvica

Sentado em uma bola de pilates (se for grande, sente-se com os pés apoiados no chão, afastados na largura dos quadris; se for pequena, você poderá cruzar as pernas à sua frente no tapete). Certifique-se de que a coluna está alongada, com os ombros na direção dos quadris e coloque as mãos na cintura. Lentamente, comece a dobrar e soltar a pelve, primeiro puxando os ossos do quadril em direção às costelas inferiores e depois sentando com o osso do bumbum no próprio bumbum. (Você também pode tentar desenhar círculos no sentido horário e anti-horário com os quadris.) Essa é uma repetição. Complete duas séries de 10 repetições.

Agachamento Profundo

Afaste os pés na largura dos ombros e deixe os calcanhares voltados para a frente ou levemente virados para fora. Dobre os joelhos e abaixe-os, agachando-se, com o objetivo do seu quadril ficar a 90 graus, mantendo os joelhos sobre o segundo/ terceiro dedo. Empurre os calcanhares para voltar a ficar de pé. Esse é uma repetição. Complete duas séries de 8 repetições.

Exercícios para o assoalho pélvico: Passada lateral

Comece com os pés afastados na largura dos quadris e faça o movimento de afastamento da perna direita, o mais longe possível, enquanto você faz o movimento de sentar na própria perna (como é feito no agachamento). Mantenha a perna esquerda esticada e o peso no calcanhar direito. Abra a perna direita e volte à posição inicial. Essa é uma repetição. Complete duas séries de 10 repetições e repita na outra perna.

Aperto da parte interna da coxa

Deitada de costas com as pernas dobradas, os pés esticados no chão e um bloco de ioga entre os joelhos ou a parte interna das coxas. Levante os quadris até o corpo formar uma linha reta dos ombros aos joelhos; pressione os calcanhares para ativar os isquiotibiais. Aperte o bloco e conte até 10, depois solte. Essa é uma repetição. Complete três séries de 10 repetições.

Ponte com torneiras

Começar de costas com as pernas dobradas, pés apoiados no chão. Levante os quadris até o corpo formar uma linha reta dos ombros aos joelhos; pressione os calcanhares para ativar os isquiotibiais. Bata os joelhos um no outro enquanto está com o quadril levantado e depois volte à posição inicial. Essa é uma repetição. Complete quatro séries de 10 repetições.

Garra

Deite-se de um lado com a cabeça apoiada à mão, formando um triângulo entre sua cabeça e o braço. As pernas ficam dobradas e os calcanhares alinhados com a bunda. O quadril fica encostado no chão e os joelhos unidos. Levante o joelho superior em direção ao teto, mantendo os pés juntos e não girando os quadris para trás, depois inverta. Essa é uma repetição. Complete duas séries de 12 repetições por lado.


Exercícios para o assoalho pélvico: Diamante

De bruços, com as pernas afastadas na largura dos quadris. Dobre os joelhos e mantenha os calcanhares colados um no outro. Permaneça contraindo o assoalho pélvico. Mantenha essa contração enquanto levanta as coxas do chão. Mantenha os calcanhares colados. Mova-se devagar, contando 3 segundos para cima e 3 segundos para baixo. Essa é uma repetição. Complete duas séries de 12 repetições.

Fortalecimento do assoalho pélvico

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também MULHER

Morre dubladora de Elsa de Frozem, aos 21 anos

Morre dubladora de Elsa de Frozem, aos 21 anos

DPVAT será até 85,4% menor em 2020

DPVAT será até 85,4% menor em 2020

Alcobaça já esta preparada para o réveillon

Alcobaça já esta preparada para o réveillon

Bahia registra 110 prisões por sistema de reconhecimento facial

Bahia registra 110 prisões por sistema de reconhecimento facial

Últimas publicações