Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 28/11/2021 às 16h31min

Alterações Posturais , Irradiação das Dores pelo corpo

compartilha nas redes sociais:
Por; Leonardo Felipe

As vezes sentimos desconforto até mesmo dor, que não sabemos como ela começou hoje vamos falar sobre está dores . 

O paciente com cervicalgia costuma adquirir uma atitude de defesa e rigidez dos movimentos, ocorre também uma alteração na mobilidade do pescoço e a dor durante a palpação da musculatura do pescoço podendo também abranger a região do ombro e nos casos mais graves ou prolongados irradiando para todo o membro superior. 

A cervicalgia pode ser decorrente de desordem mecânica, fatores posturais e ergonômicos ou do excesso de sobrecarga dos membros superiores. A dor cervical resulta em perda na produtividade importante em certas ocupações e a maior predisposição de lesão associa-se a certos tipos de atividades e à idade.

Segundo Dr. Leonardo Felipe Especialista em Coluna e Dor, A cervicobraquialgia, por sua vez, caracteriza-se por dor cervical com irradiação para membro superior, normalmente devido à compressão da raiz nervosa proveniente da região cervical sub-axial. 

Muito confundida com lombalgia, a lombociatalgia é um processo doloroso que acomete a região lombar, irradiando a dor para os membros inferiores por meio do trajeto percorrido pelo nervo ciático. 

A dor lombar é uma das queixas mais comuns da atualidade, além de uma frequente causa de incapacitação funcional 1. 

Existem diversas causas possíveis para o problema, que vão desde doenças infecciosas ou metabólicas, a tumores, traumas, sobrecarga dos ligamentos da coluna, desgaste excessivo dos discos intervertebrais, defeitos congênitos e lesões por prática esportiva. 

A lombociatalgia é a dor produzida pelo estreitamento do canal vertebral da região lombar. Seu diagnóstico é bastante desafiador, já que sua sintomatologia é semelhante a de outras patologias como hérnia de disco, síndrome piriforme e artrose discal. 

O quadro é popularmente conhecido como “dor no ciático”, devido à compressão desse grande nervo, o que explica também o irradiar da dor, uma das principais características do distúrbio. Quando a coluna vertebral (cervical, dorsal ou lombar) é tensionada ou sofre espasmos musculares, os músculos e ligamentos podem ficar travar. A coluna travada é queixa comum em consultórios de dor1.

 A coluna pode ficar com sensação de travamento, visto que a   coluna vertebral é uma haste óssea, firme e flexível formada por várias estruturas sobrepostas denominadas de vértebras. Cada vértebra une-se por meio de discos intervertebrais, uma estrutura fibrocartilaginosa. Além disso, a coluna vertebral é sustentada pela presença de ligamentos e músculos resistentes.

 Dr Leonardo Felipe - Formação Internacional em Reabilitação de Coluna e Dor- Quiropraxia- Osteopatia- pilates

Atendimento e avaliação - Center Fisio. Clinica da Coluna e Dor.  Av. Brasil nº 149, de segunda a sexta-feira, das 08 às 20 horas e aos sábados de 08 ao meio dia. Tel. (73) 99936-2928.

Alterações Posturais Irradiação das Dores pelo corpo .

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também SAúDE GERAL

Após tentativa de fuga, PRF prende traficante e apreende mais de meia tonelada de maconha em Eunápolis

Após tentativa de fuga, PRF prende traficante e apreende mais de meia tonelada de maconha em Eunápolis

Brasil recebe primeiro lote de vacinas contra covid-19 para crianças

Brasil recebe primeiro lote de vacinas contra covid-19 para crianças

Municípios baianos vão receber 340 mil testes rápidos para detecção da Covid-19

Municípios baianos vão receber 340 mil testes rápidos para detecção da Covid-19

Faustão testa positivo para covid e gravações são suspensas

Faustão testa positivo para covid e gravações são suspensas

Últimas publicações