Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 12/11/2020 às 15h38min

Câncer de mama em homens é diagnosticado tardiamente

compartilha nas redes sociais:
Boa Saúde

O câncer de mama em homens é raro, e por isso seu diagnóstico geralmente ocorre só depois que o tumor começa a se espalhar pelo corpo. É o que mostra pesquisa dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.

O diagnóstico tardio pode ser letal: no geral, a sobrevida de cinco anos com câncer de mama masculino diagnosticado precocemente foi de quase 99%, mas caiu para cerca de 26% para homens cujos tumores já haviam entrado em metástase após o diagnóstico. Quase um em cada dez casos de câncer de mama masculino (8,7%) foram diagnosticados em um estágio tardio.

O estudo envolveu dados de saúde dos Estados Unidos para rastrear os resultados de quase 15.000 homens diagnosticados com câncer de mama entre 2007 e 2016. Os pesquisadores descobriram que, se detectados precocemente, esses cânceres são altamente curáveis, com quase todos os homens diagnosticados com um tumor localizado sobrevivendo por pelo menos cinco anos.

Mas os cânceres que se espalharam oferecem um prognóstico muito mais terrível, e os homens pertencentes às minorias étnicas têm maior probabilidade de serem diagnosticados em um estágio mais avançado. No geral, pouco mais de 12% dos homens negros com câncer de mama foram diagnosticados depois que o tumor se espalhou para um local distante, em comparação com pouco mais de 8% dos homens brancos e cerca de 7% dos homens hispânicos.

O tratamento oportuno e agressivo também parecia fundamental para a sobrevivência a longo prazo. A sobrevida global de cinco anos entre os homens com câncer de mama foi pior para aqueles que não receberam nenhum tratamento ou que receberam apenas radioterapia primária do que para aqueles que receberam qualquer tipo de mastectomia.

Os sinais de câncer de mama nos homens não são diferentes dos das mulheres. Esses sintomas podem incluir um nódulo indolor ou espessamento na pele do tecido mamário, enrugamento, espessamento, vermelhidão ou descamação e secreção mamilar, ulceração ou retração. Além disso, a história familiar é fundamental, pois os mesmos genes que podem aumentar os riscos de câncer de mama em mulheres (BRCA1 e BRCA2) funcionam de maneira semelhante nos homens.

Para os pesquisadores, discutir rotineiramente o histórico de saúde da família com os pacientes pode ajudar os profissionais de saúde a identificar homens que podem estar em maior risco. Segundo eles, uma vez estabelecida uma história familiar preocupante, os autoexames das mamas (começando aos 35 anos) devem ser encorajados e esses homens também devem passar por aconselhamento e teste de mutações genéticas.

Diagnóstico Câncer de mama Homens

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também HOMEM

São Paulo cancela a festa de réveillon

São Paulo cancela a festa de réveillon

Prefeitura de M.Neto amplia realização de testagem para Covid-19 em estudantes da rede municipal de ensino

Prefeitura de M.Neto amplia realização de testagem para Covid-19 em estudantes da rede municipal de ensino

Covid-19: Cronograma de Vacinação para os dias 22 a 26 de novembro

Covid-19: Cronograma de Vacinação para os dias 22 a 26 de novembro

Abertura do E-agro reúne grandes autoridades em Teixeira de Freitas

Abertura do E-agro reúne grandes autoridades em Teixeira de Freitas

Últimas publicações