Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 13/11/2019 às 22h46min

Começa a implantação de 200 salas para o tratamento do pé diabético em toda a BA

compartilha nas redes sociais:
Bahiaextremosul / Ascom Sesab

Até o final do ano serão implantadas 200 salas para o tratamentos do pé diabético em toda a Bahia, a maior parte distribuída em municípios com menos de 100 mil habitantes. Uma das primeiras será no município de São Sebastião do Passé, tendo o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, autorizado nesta semana, a cessão de equipamentos para a localidade, a exemplo de doppler pulsado e contínuo, maca e carro de curativo.

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio da Escola de Saúde Pública (ESPBA) e do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), já realizou um programa de treinamento com profissionais da assistência de 64 cidades, visando qualificar este cuidado, prevenindo lesões e internações associadas ao pé diabético.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, as amputações decorrentes de complicações do pé diabético constituem um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, levando em conta as elevadas taxas de internação hospitalar. “Além do impacto social na vida do usuário e da alta mortalidade associada, as amputações estão relacionadas a altos custos diretos e indiretos para o sistema de saúde. Dados do Sistema de Pactuação dos Indicadores (Sispacto) apontam que 25% das internações de pacientes na capital, por exemplo, poderiam ser prevenidas por serem condições sensíveis à Atenção Básica. Sem o adequado acompanhamento, o paciente diabético não realiza exames, não toma os medicamentos e acaba por ir a uma emergência de um hospital com o pé infectado que levará, possivelmente, à amputação de um dos membros”, afirma Vilas-Boas.

Ainda de acordo com o titular da pasta da Saúde, estima-se que, na Bahia, de 40 a 60% de todas as amputações não-traumáticas de membros inferiores são realizadas entre pacientes portadores de Diabetes Mellitus. Destas amputações, 85% são precedidas de feridas com úlceras. “O objetivo é reduzir o número de amputações decorrentes da falta de controle do diabetes, que entre 2010 e 2018, ocasionou mais de 6 mil amputações”, ressalta o secretário, ao pontuar também que as policlínicas regionais de saúde tem um papel fundamental para auxiliar o controle do diabetes. “O governador Rui Costa já entregou 14 policlínicas em diferentes regiões, dotadas de equipes especializadas e equipamentos específicos, e a meta é alcançar 24 unidades”, diz.

Dados da doença

Em todo o mundo, 425 milhões de pessoas vivem com diabetes e 4,5 milhões morrem anualmente por causa da doença, segundo dados da International Diabetes Federation (IDF), responsável pelo Novembro Diabetes Azul, mobilização mundial que alerta para o crescimento da doença – considerada pandemia – e a necessidade de prevenção e diagnóstico precoce. Tendo como tema este ano “Família DMe Diabetes”, a campanha destaca a importância da família no manejo da doença.

No Brasil, onde os diabéticos são mais de 13 milhões – ocupa o quarto lugar entre os 10 países com maior população de diabéticos. No país, as complicações do diabetes custaram ao Ministério da Saúde, em 2016, R$ 92 milhões. Isso reflete o diagnóstico tardio, uma vez que mais de 40% das pessoas só são identificadas (no caso de diabetes mellitus tipo 2 -DM2) quando já apresentam complicações.

Prevenir as complicações do diabetes, onde se insere a retinopatia diabética, é muito importante. No mundo inteiro, a perda de visão por causa do diabetes tem aumentado assustadoramente. Entre 1990 e 2010, a quantidade de pessoas com perda de visão parcial ou total devido à doença subiu de 27% para 64%. Em 2010, uma em cada 52 pessoas teve perda de visão e uma em cada 39 pessoas ficou cega por causa da retinopatia diabética – desdobramento da doença que danifica a retina.

Pé diabético Bahia Tratamento

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também SAúDE GERAL

Cancelado: Deputados cancelam visita ao extremo sul da Bahia para analisar região da Usina Santa Maria

Cancelado: Deputados cancelam visita ao extremo sul da Bahia para analisar região da Usina Santa Maria

Anvisa libera remédios à base de cannabis em farmácias

Anvisa libera remédios à base de cannabis em farmácias

Vídeo mostra fragmentos de óleo chegando mais uma vez em Alcobaça

Vídeo mostra fragmentos de óleo chegando mais uma vez em Alcobaça

TSE determina nova eleição para a Prefeitura de Pilão Arcado (BA)

TSE determina nova eleição para a Prefeitura de Pilão Arcado (BA)

Últimas publicações