Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 06/11/2019 às 09h58min

Comitê de monitoramento é referência no controle as manchas de óleo que atingem as praias de Nova Viçosa e região

Voluntários, prefeitura, câmara de vereadores, associação comercial da cidade, Marinha do Brasil se reuniram e, juntos, montaram um comitê de monitoramento do óleo
compartilha nas redes sociais:
Neuza Brizola/Ascom

O município de Nova Viçosa, zona turística da Costa das Baleias, está diretamente ligado a rota do parque Marinho dos Abrolhos, e a Ilha de Coroa Vermelha que possuem um dos maiores estuário marinho do mundo. 

Com todas essas referências marinhas, a preocupação era o que fazer frente à ameaça do óleo que atingiu as praias do Nordeste do Brasil. A partir daí, uma grande operação foi montada para combater o avanço das manchas de óleo que pudesse se aproximar das praias do município e da região como um todo.

Voluntários, prefeitura, câmara de vereadores, associação comercial da cidade, Marinha do Brasil se reuniram e, juntos, montaram um comitê de monitoramento do óleo, uma espécie de QG para lidar com achegada do desastre ambiental que, até o momento, está mais concentrado na parte mais ao norte das praias do Prado.

O comitê, segundo o empresário e mergulhador profissional Cristiano Martins, o BUIU como é conhecido, apesar de contar com diversos voluntários “comuns” possui um padrão de qualificação bem técnica, aptos a encarar situações críticas e emergenciais. "Nova Viçosa foi o primeiro Município a se preocupar com tamanha intensidade com o problema, estamos trabalhando diuturnamente para reduzir ao máximo os impactos da presença do óleo em nossa região". Disse Buiu.

O comitê tem monitorado diariamente a região ao entorno dos Abrolhos, Coroa Vermelha e a costa das Baleias como um todo. Em Nova Viçosa os principais pontos de monitoramento estão sendo os manguezais, as ilhas de Barra Velha e Coroa Vermelha, e as praias centrais. 

Para atuar no monitoramento, mais de cinquenta voluntários foram capacitados com orientações da 2Tree e Suzano sobre manuseio e contato com o óleo, uso de (EPIs) e forma adequada de descarte do material recolhido.

Com boletins diários sobre o monitoramento da região, o comitê tem sido a principal referência de coleta de informações sobre a presença de óleo nas praias da Costa das Baleias e na região do Arquipélago dos Abrolhos.

N. Viçosa comitê monitoramento

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também MEIO AMBIENTE

Vídeos – Sequestro, tiros, e quadrilha presa pela PM em Teixeira de Freitas

Vídeos – Sequestro, tiros, e quadrilha presa pela PM em Teixeira de Freitas

Ex-piloto de Stock Car Tuka Rocha morre vítima de acidente com aeronave na BA

Ex-piloto de Stock Car Tuka Rocha morre vítima de acidente com aeronave na BA

Gugu Liberato morre aos 60 anos depois de sofrer acidente em casa

Gugu Liberato morre aos 60 anos depois de sofrer acidente em casa

Neto de Dr. Armando Leal morre cinco dias após soterramento em Santa Leopoldina-ES

Neto de Dr. Armando Leal morre cinco dias após soterramento em Santa Leopoldina-ES

Últimas publicações