Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 16/09/2020 às 11h16min

Deputado propõe fim das aulas em autoescola para tirar CNH

Proposta apresentada por Kim Kataguiri (DEM-SP) visa tornar o processo para obtenção da carteira de motorista "menos burocrático e custoso".
compartilha nas redes sociais:
Agência Câmara

Texto prevê alteração do Código de Trânsito Brasileiro

Texto prevê alteração do Código de Trânsito Brasileiro - FreePik

As aulas em autoescolas para a obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) podem estar com os dias contados. O assunto é tema do Projeto de Lei 4474/20, que visa tirar a obrigatoriedade da formação para conquistar a carteira de motorista.

Autor da proposta para alterar o Código de Trânsito Brasileiro, o deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) afirma que tornar as aulas de volante facultativas visa tornar o processo para obtenção da CNH "menos burocrático e custoso".

De acordo com o texto, os órgãos de trânsito deverão oferecer material gratuito em seu sistema eletrônico, permitindo a auto-instrução para a realização dos exames escritos. “O projeto permite que a instrução a futuros condutores possa ser feita de forma privada, sem necessidade de o candidato frequentar uma autoescola”, avalia Kataguiri. 

Já para o exame prático de direção, realizado na via pública, a instrução poderá ser feita por instrutor independente, credenciado junto aos órgãos de trânsito. Para se habilitar, o instrutor deverá possuir habilitação na categoria pretendida pelo candidato por no mínimo cinco anos; e não ter sido penalizado, nos últimos cinco anos, com suspensão ou cassação do direito de dirigir. 

O veículo utilizado durante o processo de instrução deverá conter identificação própria da condição de aprendizagem, nas formas estabelecida pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Fim das aula em autoescola

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também POLíTICA GERAL

STF autoriza o uso dos 60% dos precatórios do FUNDEB em obras de desenvolvimento da educação em Prado

STF autoriza o uso dos 60% dos precatórios do FUNDEB em obras de desenvolvimento da educação em Prado

Teixeira registra mais 32 casos do Covid 19

Teixeira registra mais 32 casos do Covid 19

Teixeira ultrapassa 5.900 casos do Covid 19

Teixeira ultrapassa 5.900 casos do Covid 19

43ª CIPM e unidades especializadas da PMBA desencadeiam operação em Itamaraju

43ª CIPM e unidades especializadas da PMBA desencadeiam operação em Itamaraju

Últimas publicações