Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 04/10/2019 às 14h11min

Dor no joelho ao correr: principais causas, sintomas e tratamento

"A maioria dos praticantes do esporte realiza a atividade sem nenhum tipo de orientação e pode sofrer as consequências de uma corrida inadequada, principalmente no joelho",
compartilha nas redes sociais:
Neuza Brizola/Ascom

Foto; Ilustrativa

A corrida é um esporte que pode ser praticado por pessoas de todas as idades que buscam diversos objetivos, seja profissional, buscar o emagrecimento, por hobby/lazer ou para melhorar o condicionamento físico. Traz diversos benefícios para o praticante, mas, assim como qualquer atividade física de alto impacto, se não for realizada com o acompanhamento de um profissional, pode trazer malefícios como dores musculares e articulares.

“Existem inúmeras causas para as dores no joelho durante ou após uma corrida, pois, o impacto contínuo sobre as articulações é até três vezes maior que o peso do praticante, o que pode acarretar muitas vezes no desequilíbrio da musculatura, gerando sobrecarga na cartilagem articular e maior necessidade de estabilização dos ligamentos, sobrecarregando a lesão”, relata Dr. Edson Santiago, Fisioterapeuta Esportivo, especialista em Musculoesquelética e Pesquisador em Dor pela Santa Casa de São Paulo.

As anomalias mais comuns são:
-Condromalácia: uma alteração da cartilagem que reveste a patela por dentro;
-Tendinite Patelar: inflamação de um tendão;
-Síndrome Iliotibial: inflamação no tecido conectivo do quadril às proximidades do joelho e a região do fêmur;
-Tendinite da "pata de ganso": hipersolicitação na região que tensiona os três tendões da tíbia (sartório, grácil e semitendinoso) gerando uma inflamação local.

“Algumas dicas são bastante valiosas para evitar ou aliviar a dor no joelho ao correr, como aplicar gelo no local da dor por pelo menos 30 minutos, logo após a corrida e algumas vezes ao dia. Em caso de dor lateral do joelho, aplicar automassagem na região lateral da coxa com um rolo, fazer exercícios localizados para fortalecer a musculatura do joelho e quadril, manter o equilíbrio com boas horas de sono e alimentação saudável, e só aumente o volume do seu treino com orientação de um profissional”, completa Dr. Santiago.

"A maioria dos praticantes do esporte realiza a atividade sem nenhum tipo de orientação e pode sofrer as consequências de uma corrida inadequada, principalmente no joelho", alerta o Dr. Edson Santiago, fisioterapeuta esportivo.

Saúde dor joelho corrida sintomas tratamento

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também SAúDE GERAL

Jovem  é executado a tiros no Centro de Caravelas

Jovem é executado a tiros no Centro de Caravelas

Cabo da PM morre vítima do Covid 19 em Itabuna

Cabo da PM morre vítima do Covid 19 em Itabuna

Governo da Bahia abre inscrições para os médicos interessados em atuar nas UTIs das unidades Covid-19

Governo da Bahia abre inscrições para os médicos interessados em atuar nas UTIs das unidades Covid-19

Prefeito de Eunápolis vai decretar toque de recolher na cidade.

Prefeito de Eunápolis vai decretar toque de recolher na cidade.

Últimas publicações