Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 30/07/2021 às 11h18min

Durante operação em Alcobaça, Coelba desativa furto de energia em fazenda produtora de café

Durante ação conjunta com a polícia civil, foram recuperados 700 mil quilowatts-horas (KWh) de energia, em apenas uma unidade da zona rural.
compartilha nas redes sociais:
Bahiaextremosul

 Coelba_julho.jpg

 Em operação realizada no município de Alcobaça, na última terça-feira (27), a Coelba, em conjunto com a Polícia Civil e Técnica de Teixeira de Freitas, flagrou uma fazenda produtora de café com furto de energia nas instalações. A irregularidade desativada representou um desvio de 700 mil quilowatt-hora (KWh), energia suficiente para abastecer mais de seis mil residências durante um mês, o equivalente para abastecer o município de Jucuruçu por 2 meses.  

No trabalho de perícia, realizado por técnicos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas, foram retirados 150 metros de cabos, um transformador clandestino, isoladores e demais equipamentos que eram utilizados em uma rede elétrica construída para levar a energia furtada até a unidade.    

O desvio de energia já ocorria há aproximadamente cinco anos. O valor da energia desviada será recuperado através da cobrança ao proprietário da fazenda, que responderá pelo crime de furto de energia.  A partir deste valor será realizada a arrecadação de impostos Estaduais e Federais que são revertidos para sociedade.     

A fazenda alvo desta operação foi mapeada através de análises dos softwares da Coelba, associados a sensores inteligentes que controlam o fluxo de energia elétrica na rede de distribuição, e que auxiliaram as ações de investigação de campo. O "gato de energia” encontrado representava, ainda, um risco a segurança para a população local, uma vez que a ligação foi feita fora dos padrões técnicos.      


Crime e denuncias          

A Coelba ressalta que o furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal. Por isso é importante a denúncia de fraudes e furtos de energia. O apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios e acionar a distribuidora. As denúncias são feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site www.coelba.com.br, na parte de Serviços, na aba Denúncia de Irregularidade.

Furto de energia Alcobaça

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também POLíCIA GERAL

Após medida de Eduardo Leite no RS, Sandro Régis sugere que Rui reduza o ICMS sobre combustíveis na Bahia

Após medida de Eduardo Leite no RS, Sandro Régis sugere que Rui reduza o ICMS sobre combustíveis na Bahia

Traficante morre em troca de tiros com a CAEMA em Mucuri

Traficante morre em troca de tiros com a CAEMA em Mucuri

Homem é preso pela PM com duas armas depois de ameaçar matar a mulher

Homem é preso pela PM com duas armas depois de ameaçar matar a mulher

Jovem encontrada morta na praia de Cumuruxatiba morava no bairro São Lourenço em Teixeira de Freitas

Jovem encontrada morta na praia de Cumuruxatiba morava no bairro São Lourenço em Teixeira de Freitas

Últimas publicações