Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 25/10/2019 às 15h10min

Estudantes baianos participam de ação de educação ambiental e revitalização do Rio São Francisco

compartilha nas redes sociais:
Neuza Brizola/Ascom


A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou nesta semana a soltura de 15 mil peixes nativos no rio São Francisco, em uma área do lago artificial da barragem de Sobradinho, no balneário Chico Periquito. A ação foi empreendida pela 6ª Superintendência Regional da Companhia – sediada em Juazeiro (BA) –, em parceria com as secretarias de Educação e Agricultura e Meio Ambiente do município de Sobradinho (BA).

A iniciativa integra as ações de revitalização de bacias hidrográficas desenvolvidas pela Codevasf e tem por objetivo recompor a fauna aquática e conscientizar ribeirinhos, principalmente os jovens, para a necessidade da preservação ambiental. “É uma maneira de aproximar a Companhia daqueles que futuramente serão profissionais responsáveis por ações que podem mudar a nossa realidade, e eles terão sempre guardado o exemplo da Codevasf”, afirma o superintendente regional da Companhia em Juazeiro, Elmo Nascimento.
Os peixes das espécies piau verdadeiro e pacamã, com tamanho médio de 10 cm, foram reproduzidos e fornecidos pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro, situado em Petrolina (PE). Participaram da atividade alunos dos 8º e 9º anos da rede municipal de ensino, secretários municipais, coordenadores pedagógicos, técnicos da Codevasf e membros da comunidade local.
“Ações como essa trazem um grande benefício, não só para os estudantes, que aprendem a preservar o rio e seus peixes, mas também para a população, que depende desses peixes para sobreviver”, avalia a dirigente municipal de Educação, Lucilene Soares Silva.

A coordenadora municipal de Educação Ambiental, Socorro Aquino, vê na iniciativa uma grande oportunidade de ensino e divulgação da necessidade de preservação ambiental. “A Codevasf sempre tem sido uma parceira do município de Sobradinho em ações semelhantes, e isso tem ajudado muito no trabalho de educação ambiental”, diz.

“Essa ação foi muito importante, pois vai ajudar a recuperar a quantidade de peixes no rio, e ajudar os pescadores”, celebra o estudante Joalison Alames Matias Aguiar, que participou das atividades. Durante a introdução dos peixes no rio houve apresentação artística de uma estudante, que cantou músicas relacionadas com o São Francisco.
Para o engenheiro de pesca Marcel Assunção, da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Codevasf em Juazeiro, ligada à Gerência Regional de Revitalização, o trabalho realizado com estudantes sempre dá bons resultados. “Além de guardarem este momento na memória de seu aprendizado, divulgam para familiares e amigos o que aprenderam, e isso é muito positivo”, afirma.

Pacamã e piau verdadeiro

O pacamã é um peixe carnívoro, também conhecido como pocomã, pacamão, niquim ou, ainda, linguado do São Francisco. É uma das espécies endêmicas da Bacia do Velho Chico e recebe grande interesse comercial na região de Juazeiro e Petrolina. Como peixe ornamental, tem alto valor de mercado – pode ser comercializado em unidades enquanto alevino ou juvenil, diferentemente de outras espécies, que são comercializados aos milheiros.

O piau verdadeiro é uma espécie migradora, de reprodução periódica, e na natureza alimenta-se principalmente de vegetais – algas filamentosas e restos de culturas submersas –, moluscos e insetos. Pode superar 8 kg de peso corporal, sendo, assim, o peixe de maior tamanho dentre as espécies de piaus da bacia do São Francisco. No Brasil, é encontrado nas bacias dos rios Paraná e São Francisco – é conhecido popularmente por piapara, piau verdadeiro ou simplesmente piau.

Estudantes revitalização Rio São Francisco

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também MEIO AMBIENTE

Conselheiros Tutelares recebem capacitação em Teixeira de Freitas

Conselheiros Tutelares recebem capacitação em Teixeira de Freitas

Salvador, cidade alta, cidade baixa, e várias alternativas para compra de imóveis

Salvador, cidade alta, cidade baixa, e várias alternativas para compra de imóveis

Velho conhecido da polícia é detido com drogas no Bela Vista em Teixeira de Freitas

Velho conhecido da polícia é detido com drogas no Bela Vista em Teixeira de Freitas

Expectativa de vida ao nascer do brasileiro sobe para 76,3 anos

Expectativa de vida ao nascer do brasileiro sobe para 76,3 anos

Últimas publicações