Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 22/01/2020 às 16h18min

Festa de São Sebastião acontece neste final de semana em Barra de Caravelas

compartilha nas redes sociais:
Neuza Brizola


No dia 20 de janeiro, comemora-se a o Dia de São Sebastião. No Brasil, o santo é cultuado no Rio de Janeiro e em diversas cidades do país, principalmente no nordeste.

No extremo sul da Bahia, a cidades de Alcobaça, Caravelas, Prado e Nova Viçosa, mantêm acesa a tradição de tomada do mastro e da guerra entre Mouros e Cristãos.

O santo é conhecido como protetor da humanidade contra a fome, a peste, protetor das pessoas feridas e com doenças contagiosas. A comemoração do Dia de São Sebastião é marcada por missas e procissões.

São Sebastião nasceu na França no século III, mas logo pequeno, sua família mudou-se para Milão. Lá, ele cresceu e foi educado dentro dos valores do cristianismo. Quando jovem, alistou-se como soldado de Roma e acabou se tornando um dos guardas prediletos do Imperador Dioclesiano. 

O imperador era conhecido, entre outras, por perseguir os cristãos. Assim, Sebastião utilizava-se de seu relativo poder militar para agir secretamente junto aos prisioneiros cristãos, levando a eles palavras de conforto antes de suas lutas como gladiadores. Dessa forma, o soldado ganhou fama de benfeitor.

Sua fama, porém, não demorou a ser descoberta pelo Imperador. Dioclesiano, que costumava expulsar os cristãos de seu exército, foi mais tolerante com seu soldado favorito. Tentou fazer com que Sebastião renunciasse sua fé. Diante da negativa de seu soldado, o Imperador mandou executá-lo. 

Sebastião foi então amarrado a um tronco e alvejado de flechas. A noite um grupo de mulheres foi recuperar o corpo do soldado para enterrá-lo, viram que Sebastião estava vivo. 

Em Barra de Caravelas, a tradicional Festa de São Sebastião com hasteamento da Bandeira, embaixadas pelas ruas da comunidade, missa solene,  procissão e luta entre Mouros e Cristãos será realizada nos dias 25 e 26 de janeiro. A festa é apoiada pela prefeitura municipal de Caravelas, comunidade local e Associação dos Moradores, Pescadores e Marisqueiras de Barra de Caravelas (AMPMBC).

Condira a programação; 

  25/01  

05:00h Hasteamento do mastro e Bandeira 

16:00 Embaixadas pelas Ruas da Barra 

19:30 Culto em ação de Graças 

 26/01

08:00 Missa solene com Frei Givaldo

16:30 Procissão e após encerramento dos festejos

Festa São Sebastião Barra de Caravelas

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também CULTURA

Microcrédito: Prefeitura beneficiou mais de 2 mil pequenos comerciantes

Microcrédito: Prefeitura beneficiou mais de 2 mil pequenos comerciantes

Veículo roubado há 10 dias em Salvador é recuperado pela PRF no sul da Bahia

Veículo roubado há 10 dias em Salvador é recuperado pela PRF no sul da Bahia

Morre jovem atriz de Rainha de Katwe aos 15 anos

Morre jovem atriz de Rainha de Katwe aos 15 anos

Alcobaça é anunciada vencedora do Prêmio PVE 2019

Alcobaça é anunciada vencedora do Prêmio PVE 2019

Últimas publicações