Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 06/12/2019 às 16h15min

Fuzileiros Navais que limparam o óleo do mar doam sangue em Teixeira de Freitas

compartilha nas redes sociais:
Bahiaextremosul / Marília Macêdo

Os Fuzileiros Navais da Operação Amazônia Azul - Mar Limpo é Vida, que limparam a faixa litorânea de Caravelas a Cumuruxatiba, cumpriram a última missão do grupamento na região, em Teixeira de Freitas: doaram sangue no Hemoba. A ação foi uma forma de agradecimento pelo atendimento e acolhimento que receberam da equipe de Saúde Pública do município.  Eles ficaram na região de 16 de novembro a 05 de dezembro.

Ao todo, 42 fuzileiros participaram da doação. Em nome da equipe, o Capitão André Luiz agradeceu pessoalmente o secretário municipal de Saúde, Hebert Chagas, e o diretor do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, Allan Jacqueson Barbosa Lobo. O agradecimento foi pelo apoio logístico, com transporte, e serviços de saúde, sobretudo, a oferta de Câmera Hiperbárica, importante para atender os mergulhadores no caso de uma compressão na medula. “Felizmente não precisamos fazer uso, mas a segurança de ter o tratamento à disposição foi fundamental” comemorou o capitão.

Direor Allan, Secretário Hebert, Capitão André Luiz

Entre os fuzileiros, 13 eram mergulhadores. Havia entre eles a equipe médica do Dr. Kênio Almeida Magalhães, que além dele, contava com três enfermeiros. Na região, mais do que realizar a limpeza, com a coleta de 1,5 tonelada de óleo - no trecho de 80 quilômetros de litoral, a corporação atendeu a população que teve contato com o material. Foram atendidas e medicadas, aproximadamente, 500 crianças e 30 pescadores voluntários na operação, conforme os fuzileiros contaram para o secretário e o diretor.

Diretor Allan, secretário Hebert, Dr. Kênio e Capitão André Luiz

Eles disseram ainda, que, com a ajuda da população, ICM Bio e voluntários, mais de 95% do óleo que chegou à região foi retirado. “O que ficou está muito fragmentado, mas estamos satisfeitos porque tivemos um ótimo resultado”, explicou o capitão.
Ainda durante o encontro, o Capitão André Luiz falou sobre outras ações filantrópicas realizadas, como a doação de Natal para o Lar dos Idosos de Caravelas. “Onde a gente passa, deixa algo positivo”, exclamou André Luiz, em frente ao Hemoba.


A Doação

Doação de sangue no Hemoba de Teixeira

Com a doação de sangue dos 42 fuzileiros navais, até 168 vidas poderão ser salvas. Este abastecimento é importante, principalmente nesta época em que muitos turistas estão na região. Mesmo assim, o banco de sangue continua precisando da ação dos doadores voluntários. O Hemoba de Teixeira de Freitas abastece, além da população local, mais 13 municípios da região.

Doação de sangue

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também SAúDE GERAL

Cassiano Sales Confirma em Carta Aberta sua Saída do PTC de Nova Viçosa

Cassiano Sales Confirma em Carta Aberta sua Saída do PTC de Nova Viçosa

Ana Maria Braga se casa com francês e Mais Você divulga imagens

Ana Maria Braga se casa com francês e Mais Você divulga imagens

Plantão regional da polícia civil está funcionando em Prado

Plantão regional da polícia civil está funcionando em Prado

PRF define em reunião “Operação Volta as Aulas 2020” em Teixeira de Freitas

PRF define em reunião “Operação Volta as Aulas 2020” em Teixeira de Freitas

Últimas publicações