Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 30/12/2019 às 09h36min

Insolação causa sensação de frio e tontura. Saiba o que fazer

Quadro configura aumento da temperatura corporal sem presença de febre; nos casos mais graves, pessoa pode convulsionar e entrar em coma.
compartilha nas redes sociais:
Aline Chalet

Se manter hidratado é importante para evitar insolação

Se manter hidratado é importante para evitar insolação - Freepik

Ficar muito tempo sob o sol, principalmente durante o verão, pode desencadear uma insolação.

Essa condição é caracterizada pelo aumento extremo da temperatura corporal, afirma o dermatologista Elimar Gomes, coordenador do Dezembro Laranja, Campanha do Câncer de Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Se passa dos 40°C sem ter febre, é um quadro de insolação”, explica.

A insolação pode ocorrer por conta de muito tempo de exposição ao sol, prática de atividades físicas durante a exposição ou estar em um local quente com pouca ventilação. “Normalmente, essas situações estão combinadas à falta de hidratação”, afirma.

Os sintomas são dor de cabeça, náuseas, pele quente, sensação de frio, pulso acelerado, difícil respiração, tontura e distúrbio visual.

“A pessoa pode até morrer, em último caso, se a temperatura continuar subindo, ela fica com dificuldade para respirar, pálida, pode desmaiar, ter uma convulsão e entrar em coma”, explica.

A primeira coisa a se fazer diante dos sintomas é sair do sol e ir para um ambiente fresco. O médico recomenda beber bastante líquido e resfriar o corpo aos poucos com compressas frias e borrifadores.

“Depois pode tomar banho gelado, ou se a ducha da praia não for tão gelada, pode entrar direto nela também”, afirma.

Caso a pessoa já esteja com sensação de desmaio, tontura ou respiração acelerada, Gomes recomenda procurar ajuda médica.

O médico reforça que a insolação, como a queimadura solar, pode ser evitada. Ele recomenda a utilização de roupas leves, evitar exposição solar das 9h às 15h, tomar bastante líquido e evitar situações de desidratação.

“Nessa época as pessoas consomem muita bebida alcoólica, que desidrata, tem sempre estar bebendo água junto. Recomendo de três a quatro copos de água a cada lata de cerveja, lembrando que destilados possuem uma concentração maior de álcool, então precisa de mais água ainda”, explica.

Cuidados com sol

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também SAúDE GERAL

Vereda registra mais dois casos positivos do coronavírus

Vereda registra mais dois casos positivos do coronavírus

Lajedão terá transporte intermunicipal suspenso a partir deste domingo (14)

Lajedão terá transporte intermunicipal suspenso a partir deste domingo (14)

Bahia tem 2.345 casos registrados de Covid-19 nas últimas 24 horas

Bahia tem 2.345 casos registrados de Covid-19 nas últimas 24 horas

Ibirapuã tem cerca de 90% dos casos recuperados do coronavírus

Ibirapuã tem cerca de 90% dos casos recuperados do coronavírus

Últimas publicações