Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 18/02/2021 às 17h00min

Lançamento da Campanha da Fraternidade Ecumênica reúne líderes religiosos em Teixeira de Freitas

compartilha nas redes sociais:
Neuza Brizola/Ascom

Representantes da Igreja Católica, Igreja Luterana e Igreja Síria Ortodoxa – Foto: PASCOM/Divulgação

A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 teve seu lançamento nesta quinta-feira, 18 de fevereiro na Diocese de teixeira de Freitas  com um encontro que reuniu representantes da Igreja Católica, Igreja Luterana e Igreja Síria Ortodoxa.

Dom Jailton de Oliveira Lino, Bispo da Igreja Católica, extortou em sua fala que o mundo não pode ser organizado a partir da separação, divisão e polarização, sendo o diálogo a alternativa para a superação das diferenças nos diversos âmbitos da sociedade:

“A fecundidade do nosso testemunho dependerá também de nossa capacidade de dialogar, encontrar pontos de união e os traduzir em ações em favor da vida de modo especial na vida dos nossos irmãos mais vulneráveis.” (Encíclica Fratelli Tutti, 2020).

O Pastor Davi Haese da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) ressaltou que a Campanha da Fraternidade Ecumênica é um contraponto a tudo aquilo que dificulta o diálogo com o próximo:

“É preciso ter, de fato, a espiritualidade do diálogo que exige o cultivo de muitas qualidades como a esperança, o amor, a paz, a humildade, a tolerância… Através da Campanha da Fraternidade Ecumênica somos desafiados a somar e nunca diminuir ou dividir, o que nos une é muito maior do que aquilo que nos divide.”

Por fim, o Padre Celso Kallarrari da Igreja Síria Ortodoxa fez uma breve retrospectiva sobre o esforço das Igrejas Cristãs pelo movimento ecumênico em torno de temas comuns como a fé em Jesus Cristo, a Trindade, o Mistério Pascal, entre outros. Citando avanços importantes na relação entre Católicos e Ortodóxos nos últimos anos, Pe. Celso explanou sobre a importância do diálogo com o próximo:

“Se eu consigo ir ao encontro do outro no amor e na fraternidade é por que já tive um encontro pessoal com Jesus Cristo e já dialoguei com o Senhor.”

No encontro estiveram presentes também os membros da Equipe da CF na diocese composta pelo Pe. Leônidas Reis Júnior, Irmã Noêmia Schneider, Peterson Silva e Maria de Fátima Torres Duarte.

Lançamento da Campanha da Fraternidade Ecumênica reúne líderes religiosos

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também CULTURA

Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Prado realiza cadastro esportivo municipal

Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Prado realiza cadastro esportivo municipal

Toque de recolher na Bahia tem horário antecipado de 20h para 18h

Toque de recolher na Bahia tem horário antecipado de 20h para 18h

Governo da Bahia define medidas restritivas durante Semana Santa

Governo da Bahia define medidas restritivas durante Semana Santa

Ações de recuperação de estradas vicinais são realizadas em Mucuri

Ações de recuperação de estradas vicinais são realizadas em Mucuri

Últimas publicações