Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 30/01/2017 às 11h29min

Lista reúne 10 recursos úteis do WhatsApp que você precisa conhecer

compartilha nas redes sociais:
Gabriella Fiszman

O WhatsApp é o aplicativo mais usado no Brasil, saindo na frente de concorrentes como Telegram, Viber e ZapZap. Além da principal função, que é a troca de mensagens, o app disponibiliza alguns recursos que prometem melhorar a experiência de seus usuários, como opções de formatação de texto e a personalização de notificações.

Para ajudar a lembrar de mais dicas na hora de usar o mensageiro, o TechTudo preparou uma lista com dez funcionalidades do WhatsApp que podem facilitar o seu dia a dia.

WhatsApp: como apagar só os vídeos ou imagens de uma conversa

home_gcom_150117_whatsapp (Foto: TechTudo)

Conheça funções do WhatsApp que podem facilitar o seu dia a dia (Foto: Aline Batista/TechTudo)

1) Identifique quem mandou a mensagem por meio do toque 

Clique no nome do contato, depois entre em Notificações e mude o toque (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)

Clique no nome do contato, depois entre em Notificações e mude o toque no WhatsApp (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)

Se você já ficou horas esperando uma pessoa enviar uma mensagem, sabe como é frustrante quando ouve o som da notificação e, quando vai ver, não é de quem esperava. Existe, dentro do aplicativo, a opção de mudar o toque de notificação de um contato ou de um grupo. Assim, você consegue identificar quem mandou a mensagem apenas pelo som emitido.

Para definir um toque personalizado no WhatsApp, entre na conversa com um contato e pressione o dedo sobre o nome dele. Depois, vá em "Notificações" e selecione o som que preferir. Veja o procedimento detalhado de como mudar o toque do contato no iPhone (iOS) ou Android.

2) Favorite suas mensagens e encontre-as facilmente 

Marque com uma estrela o que você deseja encontrar com facilidade depois (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)

Marque com uma estrela o que você deseja encontrar com facilidade depois no WhatsApp (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)

O WhatsApp permite sinalizar mensagens com estrelas para acessá-las com facilidade a qualquer momento. Para isso, toque sobre o trecho que deseja favoritar e mantenha o dedo pressionado por alguns segundos. Depois, aperte no botão de estrela que aparece.

Quando você quiser encontrar essa parte da conversa no iPhone (iOS), vá em Ajustes > Mensagens Marcadas (Veja, em detalhes, como realizar o procedimento no iPhone). No caso do Android, vá ao menu do aplicativo e toque em “Starred messages” (Veja o passo a passo de como favoritar mensagens no Android).

3) Encontre conversas a partir de palavras-chave

Encontre Palavras-chaves na busca (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)

Encontre Palavras-chaves na busca do WhatsApp (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)saiba mais

Com a área de busca do WhatsApp, você consegue procurar partes específicas de conversas que você não consegue achar. Funciona assim: você pesquisa por um termo e o recurso mostra uma lista de conversas com todos os momentos em que aquela palavra específica foi citada. Semelhante ao “Ctrl + F” dos navegadores, a funcionalidade é ótima para encontrar números telefônicos, endereços ou informações antigas armazenadas em conversas do mensageiro.

Para usar, vá até o topo do app e puxe com o dedo a página para baixo. Em seguida, você verá no topo o recurso “Buscar”. Basta digitar palavras-chaves para encontrar o que procura.

4) Desabilite a confirmação de leitura 

Desmarque a opção Recibos de Leitura, como aponta a figura (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)

WhatsApp: desmarque a opção Recibos de Leitura, como aponta a figura (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)

Que tal recuperar a liberdade de abrir suas conversas sem ter a pressão de respondê-las na hora? Ao desativar o recurso de "Recibos de Leitura", os contatos não conseguem saber quando você leu uma mensagem. Vale lembrar o recurso não funciona para grupos, apenas conversas individuais, e você também não saberá quando um amigo visualizou as suas mensagens.

Para ocultar a confirmação de leitura, vá em "Ajustes" > "Conta" > "Privacidade" > Desmarque a opção “Recibos de Leitura”. Veja o passo a passo completo para iPhone (iOS) e WhatsApp.

5) Use negrito, itálico ou risque as palavras

Digite underline para a mensagem aparecer em itálico (Reprodução/Carol Danelli)

Digite underline para a mensagem aparecer em itálico no WhatsApp (Reprodução/Carol Danelli)

Seja no Android, iPhone (iOS) ou Windows Phone, é possível enviar textos com formatações diferentes para chamar a atenção ou destacar palavras usando os recursos de negrito, itálico ou riscado.

A formatação "Negrito" torna o texto mais forte do que a fonte tradicional e pode ser usada para dar ênfase ao que está sendo dito. Para usá-la, basta colocar o trecho entre asteriscos (*). Se você quiser deixar as palavras em itálico, coloque o trecho entre subtraços (_), também conhecidos como underlines. Já para enviar um texto riscado, coloque o trecho que será tachado entre acentos “til” (~).

6) Use o mensageiro para transferir arquivos do celular para o PC, sem cabos

Depois de enviar por mensagem, abra o WhatsApp no computador e salve o arquivo (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)

Depois de enviar por mensagem, abra o WhatsApp no computador e salve o arquivo (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)

Sabe quando você precisa enviar um arquivo do celular para o computador, mas não tem um cabo em mãos para conectar o dispositivo ao PC? O WhatsApp pode ser a solução. Basta enviar o arquivo para algum contato no mensageiro e, em seguida, abri-lo na versão web. Para finalizar, é só baixar o conteúdo e salvá-lo no computador.

7) Chame atenção de um amigo no grupo com o recurso de citação

Use o @ para mencionar uma pessoa do grupo na conversa (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)

Use o @ para mencionar uma pessoa do grupo na conversa no WhatsApp (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)

O recurso, implementado recentemente ao mensageiro, permite marcar o nome dos participantes em um grupo. Isso chama a atenção da pessoa mencionada na mensagem e ela receberá uma notificação caso tenha silenciado a conversa.

Para citar alguém no grupo, basta enviar uma mensagem usando o “@” antes de escrever o nome do contato – semelhante às marcações do Facebook e Instagram.

8) Marque como não lida a mensagem e pare de ignorar amigos involuntariamente

Arraste a tela para o lado direito e marque como Não lida a conversa (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)

Arraste a tela para o lado direito e marque como Não lida a conversa no WhatsApp (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)

Você já deve ter passado por isso alguma vez: leu uma mensagem enquanto estava ocupado e, depois, esqueceu de respondê-la. Mas isso não precisa acontecer novamente, porque o WhatsApp tem um recurso que permite marcar uma conversa como "Não Lida".

Para usar essa função, vá à tela de conversas do WhatsApp e arraste a que você deseja ler posteriormente, do lado esquerdo para o lado direito. Você verá a opção “Marcar como Não lida”, basta tocar sobre ela.

9) Economize internet 3G/4G

Agora, escolha o que você quer que só seja baixado quando estiver conectado ao Wi-Fi (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)

Agora, escolha o que você quer que só seja baixado no WhatsApp quando estiver conectado ao Wi-Fi (Foto: Gabriella Fiszman/TechTudo)

Baixar vídeos ou fotos recebidos no WhatsApp pode ser um dos motivos para o seu plano de dados estar acabando mais rápido do que você gostaria. Para evitar gastos, vá em "Ajustes" > "Uso de Dados e Armazenamento" e escolha o tipo de arquivo que será baixado apenas quando você estiver conectado ao Wi-Fi. Você também pode reduzir o uso de dados durante uma ligação pelo mensageiro.

10) Descubra com quem você mais fala no WhatsApp

O número de mensagens será listado em ordem decrescente (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)

O número de mensagens será listado em ordem decrescente no WhatsApp (Foto: Gabriella Fiszman/TechTudo)

O mensageiro tem um recurso para quem deseja saber quais conversas consomem mais espaço no celular. Mas a funcionalidade também serve para descobrir com quem você mais conversa pelo aplicativo.

Para isso, abra o WhatsApp e vá em "Ajustes" > "Uso de Dados e Armazenamento" > "Uso de Armazenamento". O número de mensagens trocadas com cada grupo e amigo será listado em ordem decrescente.

Tecnologia informação WhatsApp

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também CATEGORIA GERAL

Sandro Régis vai propor CPI para investigar FBF e gestão de Ednaldo Rodrigues na instituição

Sandro Régis vai propor CPI para investigar FBF e gestão de Ednaldo Rodrigues na instituição

Rui autoriza obras de recuperação de estradas e modernização de colégios em Itamaraju

Rui autoriza obras de recuperação de estradas e modernização de colégios em Itamaraju

"Espanha" morre em troca de tiros com Policiais Civis de Caravelas

Prefeitura No Seu Bairro acontece no Nova Jerusalém neste sábado (20)

Prefeitura No Seu Bairro acontece no Nova Jerusalém neste sábado (20)

Últimas publicações