Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 01/12/2021 às 09h26min

Mucuri: Cirurgias urológicas de média complexidade são realizadas em Itabatã

compartilha nas redes sociais:
Bahiaextremosul/Ascom

A Prefeitura de Mucuri através da Secretaria Municipal de Saúde realizou mais um mutirão de cirurgias urológicas de média complexidade em crianças e adultos, sendo os procedimentos de postectomia e criptorquidia, no Hospital São José, no distrito de Itabatã. De acordo com o médico cirurgião, Tarcísio Sander, são cirurgias indicadas especificamente na infância, “pois no caso da criptorquidia, quando o testículo não desce, uma das complicações é se formar um tumor ou outras situações. Já com a postectomia, embora pareça mais simples, é bem delicada e precisa ser feita com o devido acompanhamento”, explicou.

O urologista ainda parabenizou toda equipe envolvida na realização das cirurgias feitas em cinco pacientes do município, bem como toda estrutura hospitalar. “Fico muito satisfeito em ver essa atenção, principalmente com o centro cirúrgico, isso agiliza a realização de várias cirurgias em um único dia, como aconteceu dessa vez, de forma rápida e segura para todos”, pontuou o médico Tarcísio Sander.

Os pacientes de Taquarinha e Itabatã que foram devidamente atendidos no último sábado (27/11), receberam alta no dia seguinte para continuar os cuidados gerais como repouso e curativos em casa. Vale lembrar que o paciente precisa seguir a triagem corretamente para acessar tais serviços. Ao iniciar no PSF com o médico responsável e havendo indicação cirúrgica, será encaminhado para a regulação com toda documentação específica e aguardar o agendamento da cirurgia.

Procedimentos

A postectomia, também conhecida como fimose, é caracterizada pela incapacidade de uma pessoa do sexo masculino expor sua glande (extremidade do pênis). Essa dificuldade ocorre quando o prepúcio (pele do pênis) possui um anel muito estreito, ou seja, a abertura do prepúcio é muito pequena para que se possa expor a glande. Na cirurgia, o prepúcio pode ser retirado totalmente ou parcialmente, mas o importante é que seja retirado o anel prepucial que está estreito. A tendência é a retirada total, o que ocorre sem nenhum dano ao paciente, em torno de 40 minutos.

Já a criptorquidia ocorre quando um testículo ou os dois ficam parados em algum ponto a caminho da bolsa escrotal por causa de hérnias ou anomalias na conformação do abdômen inferior, ainda durante gestação. Assim que a criança nasce, é importante verificar se existe ou não criptorquidia. Se os testículos não estiverem situados na bolsa escrotal, a conduta é observar como evolui o caso durante um ano, um ano e meio, porque eles podem migrar naturalmente. Caso contrário, o menino deve corrigir a anomalia precocemente para preservar a função germinativa.

Cirurgias urológicas

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também SAúDE GERAL

43ª CIPM participa do

43ª CIPM participa do "Natal Solidário", em Itamaraju

Programa Conectar Bahia promove qualificação profissional através de cursos gratuitos em Mucuri

Programa Conectar Bahia promove qualificação profissional através de cursos gratuitos em Mucuri

Foragido é capturado com apoio do Reconhecimento Facial

Foragido é capturado com apoio do Reconhecimento Facial

SineBahia divulga vagas de emprego para Teixeira de Freitas - Confira

SineBahia divulga vagas de emprego para Teixeira de Freitas - Confira

Últimas publicações