Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 20/09/2021 às 08h07min

Mucuri realiza dia “D” da Campanha de Vacinação Antirrábica; Quem não tem cão, vacina gato

compartilha nas redes sociais:
Bahiaextremosul/Ascom

Prefeitura de Mucuri, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou neste sábado (19/09), das 09h às 17h, o dia “D” da Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos. As ações aconteceram em cinco postos de vacinação – dois em Mucuri-Sede e três no distrito de Itabatã. A vacina antirrábica é obrigatória para cães e gatos. Cachorros devem receber a primeira dose aos 6 meses de idade, ou de acordo com a recomendação do médico veterinário responsável. Geralmente é ministrada uma semana após a primeira dose da óctupla e o reforço deve ocorrer anualmente. Em gatos, a administração deve ser feita uma semana após a terceira dose da vacina quíntupla e o reforço deve ser também anualmente.

Os números
De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária, a médica veterinária Sofia Niffinegger Barbi, a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos teve início em 18 de agosto e vai até 29 de setembro. Ainda segundo a coordenadora, a Campanha tem como objetivo alcançar todo o município de Mucuri – Zona Rural, distritos e povoados -, através das equipes itinerantes da vigilância sanitária.

Desde o início da Campanha até agora já foram imunizados, aproximadamente, 5.186 cães e 900 gatos. A médica veterinária Sofia Barbi alerta aos tutores dos pets que ainda não vacinaram seus animais, que podem procurar a Vigilância Sanitária em Mucuri, na Avenida Perobas nº 94, no centro da cidade e no distrito de Itabatã, na Subprefeitura, na Praça João Carletti.

Sobre a raiva e a importância da vacina
Trata-se de uma infecção viral aguda que pode acometer animais e seres humanos, que contraem a doença por uma mordida causada por animais infectados. O vírus que provoca a doença ataca o sistema nervosos central do hospedeiro, causando encefalite (inflamação no cérebro) e que evolui de forma bem rápida.

É uma enfermidade considerada fatal, já que seu índice de letalidade chega perto dos 100%. Daí a necessidade de sempre haver campanhas de prevenção. A raiva é uma doença facilmente contraída, principalmente, por animais que vivem em locais com diversos exemplares silvestres. Aqueles pets que viajam para locais como sítios e fazendas ou qualquer outro local que os deixam vulneráveis também correm um grande risco, daí a importância da vacina antirrábica ser administrada anualmente, visto que lhes dará total proteção contra essa doença potencialmente fatal.

Trabalho em equipe
Para o secretário Municipal de Saúde de Mucuri, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, mesmo com os desafios de logística e de pessoal, a vigilância sanitária de Mucuri tem desempenhado um trabalho digno de aplausos. “Nosso município é, geograficamente, gigantesco e com enormes distâncias entre os povoado s, distritos e a Sede, o que, de certa forma, dificulta as ações. Mas, graças a Deus que temos uma equipe de vigilância sanitária comprometida em fazer o melhor para servir bem a população”, disse.
 
E acrescentou: “A ordem é expressa do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (DEM), é que devemos ser incansáveis para fazer com os cidadãos e cidadãs mucurienses sejam atendidos com a dignidade a que tem direito. Mais uma vez, lembramos que a Campanha de vacinação antirrábica vai até o dia 29 de setembro, e que aqueles que ainda não imunizaram seus bichinhos, procurem a vigilância sanitária”, enfatizou Fernando Jardim.

Vacinação Antirrábica

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também

nada encontrado

Últimas publicações