Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 17/11/2021 às 10h37min

Novembro Azul - mais de 40% dos casos de câncer no Nordeste, são de próstata

Especialista explica que a doença é uma das mais comuns entre homens. Diagnóstico precoce é essencial para garantir chances de cura.
compartilha nas redes sociais:
Juliete Neves

O câncer de próstata é a neoplasia mais comum entre os homens na Região Nordeste, responsável por cerca de 40,7% dos novos casos de câncer na população masculina. Segundo Instituto Nacional de Câncer (Inca), o risco estimado da doença nesta região brasileira é de 72,35 para cada 100 mil homens. Por outro lado, o professor do curso de Medicina, Jadir Paiva, explica que a doença pode ser diagnosticada ainda no início, aumentando as chances de cura.

O urologista diz que o câncer de próstata é silencioso quando está em sua fase inicial e aponta a importância de ter atenção aos sintomas. "Na fase inicial, ele não apresenta sintomas, e quando os sinais começam, quase 95% dos tumores já se apresentam avançados, dificultando a cura. Neste período os sintomas mais comuns são dor óssea, sintomas urinários, queda do estado geral, insuficiência renal, dores fortes. Por isso, é importante realizar os exames regularmente."

O professor indica que o exame de toque e o de sangue (PSA), sejam feitos anualmente, a partir dos 50 anos de idade. Para quem possui fatores de risco e histórico familiar, os exames devem ser iniciados aos 45 anos. No entanto, destaca que o exame de toque é tão importante quanto o exame de sangue, onde ambos propiciam maior chance de identificação de anomalias. "Cerca de 20% dos casos de câncer de próstata são diagnosticados exclusivamente pelo exame de toque", alerta.

Jadir acrescenta que o toque retal é simples e rápido, podendo ser feito no próprio consultório médico. "Leva alguns segundos e não causa dor. Este é o momento em que o médico avalia se existe algum nódulo ou se a próstata aparenta estar maior do que deveria, podendo então encaminhar o paciente para o tratamento mais adequado", explica.

O especialista indica que, além do exame regular, os homens podem manter hábitos saudáveis no dia a dia, para prevenir não só o câncer de próstata, mas diversos tipos de câncer. "A prevenção total, primária, não é possível, porém estilo de vida saudável, alimentação e principalmente o diagnóstico precoce salvam vidas", orienta o professor.

Câncer de próstata

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também SAúDE GERAL

43ª CIPM participa do

43ª CIPM participa do "Natal Solidário", em Itamaraju

Filho de mototaxista é executado com vários tiros na Urbis em Teixeira de Freitas

Filho de mototaxista é executado com vários tiros na Urbis em Teixeira de Freitas

Defesa Civil Estadual atualiza dados sobre municípios afetados pelas chuvas na Bahia

Defesa Civil Estadual atualiza dados sobre municípios afetados pelas chuvas na Bahia

Operação Tapa Buraco é intensificada em Teixeira de Freitas

Operação Tapa Buraco é intensificada em Teixeira de Freitas

Últimas publicações