Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 01/08/2021 às 12h21min

O belo do dia: os cuidados com a pele na rotina masculina

Universo tido até pouco tempo como exclusivamente feminino, o de cuidados com a pele agora faz parte também da rotina masculina.
compartilha nas redes sociais:
Renata Piza

Foto: Reprodução

O mito de Narciso é o melhor exemplo para contar como os homens ao longo do tempo se renderam a tendências de beleza, skincare e cuidados com o corpo. Em suma, ao amor à própria aparência. Para ser precisa, eles nunca cortaram a relação com o espelho e, por vezes, se cuidavam mais do que as mulheres - na Grécia, em Roma e no Egito antigos, os homens eram os ícones de beleza; na Renascença, o ritual incluía até volumosas perucas. 

O que acontecia de fato, especialmente após a Segunda Guerra Mundial e em países mais machistas, como o Brasil, era a cultura difundida de que homem "de verdade" não liga para a própria imagem. Mas a beleza masculina deixou de ser mito, inclusive por aqui, ganhando voz e presença. "A cada ano recebemos mais homens na clínica. Hoje temos 30% de público masculino", diz o dermatologista Alberto Cordeiro. "O mais interessante é a mudança no perfil de procura pelos procedimentos. Antes, homens buscavam apenas depilação, tratamentos para queda capilar, no máximo um Botox. Hoje, o tipo de tratamento é muito semelhante ao procurado pelas mulheres, desde preenchimentos até melhora da flacidez corporal." 

A fala de Cordeiro pode ser embasada por números. Segundo dados da Kantar, 74% dos consumidores masculinos consideram a aparência importante, sendo que mais da metade faz o que pode para se manter jovem. Um mercado que vai movimentar US$ 166 bilhões no mundo no ano que vem, de acordo com a Allied Market Research.

"A procura por cuidados masculinos cresceu 9% de 2018 a 2019 e se manteve estável por conta da pandemia. Nossa expectativa é de que o mercado siga expandindo, tendo em vista que o homem está agregando mais produtos à rotina", conta Vinicius Keji Nikaido, expert em Business e Cuidados Mas&Deos, de O Boticário, marca que tem não só investido em produtos para esse público, como também criou o Clu_B, Instagram que tira dúvidas, dá dicas e contribuiu para normatizar o tema entre seus quase 400 mil seguidores.

Aqueles que ainda não se convenceram de que preenchimentos e afins estão liberados em rodas de bar podem e devem começar pelo básico. E aqui não existe nada de diferente do que nós, mulheres, fazemos diariamente: limpar, tonificar e usar filtro solar. Os pilares do skincare.

Os passos seguintes consistem em hidratar, usar um antioxidante e apostar nos alfa-hidroxiácidos, como os ácidos glicólico, lático e mandélico. Se por um lado o ritual não muda, o que vai na pele, sim. "Ela tende a ser 20% mais espessa do que a feminina, além de ter uma secreção sebácea aumentada e maior predisposição à oleosidade", afirma o dermatologista Luiz Romancini, criador da Creamy Skincare, que aposta em produtos múltiplos que oferecem vários benefícios a curto prazo, assim como a linha MEN, de O Boticário. "Se os benefícios demoram muito para serem atingidos, a rotina tende a ser negligenciada", finaliza Romancini.

Cuidados masculinos

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também HOMEM

Instituto Baleia Jubarte e Prefeitura realizam ações de limpeza nas praias de Alcobaça

Instituto Baleia Jubarte e Prefeitura realizam ações de limpeza nas praias de Alcobaça

Prefeito pode pegar 24 anos de prisão por furar fila da vacina

Prefeito pode pegar 24 anos de prisão por furar fila da vacina

Bahia aplicará dose de reforço a partir de setembro

Bahia aplicará dose de reforço a partir de setembro

Ex presidiário é executado a tiros na zona rural de Ibirapuã

Ex presidiário é executado a tiros na zona rural de Ibirapuã

Últimas publicações