Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 18/10/2021 às 08h12min

O papel da fisioterapia da coluna no processo de reabilitação

compartilha nas redes sociais:
Por: Leonardo Felipe

O fortalecimento da região muscular é fundamental para a recuperação de pacientes com dor nas costas e limitação de movimentos. Por isso a fisioterapia de coluna é o tratamento conservador mais adequado para esses tipos de padecimentos. Segundo Dr Leonardo Felipe a coluna é o alicerce do corpo humano responsável por promover a movimentação de membros superiores e inferiores. É constituída por uma série de ossos que compõem quatro regiões distintas: cervical, torácica, lombar e sacro. Por ser bastante exigida por sobrecargas, a coluna pode sofrer com desgastes ao longo da vida do indivíduo, causando dor nas costas e limitações de movimentos.

A má postura é talvez uma das grandes vilãs e acomete uma parcela significativa da população mundial. Desde pessoas que trabalham na frente de computadores diariamente - sem se atentar à postura correta -, até atletas de alto desempenho que invariavelmente sobrecarregam as costas em demasia. Utilizado, sobretudo, para o tratamento de lombalgias, essa técnica visa a recuperação do paciente por meio do fortalecimento dos músculos abdominais e extensores do tronco. A atividade empregada nesse tipo específico de fisioterapia de coluna se diz respeito a exercícios de contrações isométricas e sincronizadas. A técnica atua diretamente no foco da dor, graças ao aumento da estabilidade da porção vertebral Terapia manual 

Essa terapia é uma das mais comuns, graças à eficiência na recuperação dos membros afetados. A fisioterapia manual é realizada por meio de recursos como massagens e técnicas manipulativas.

Terapia miofacial 

A terapia miofacial visa o "amassamento" da fáscia - tecido conjuntivo de alta elasticidade que reveste grupos musculares -  por meio de pressão realizada por rolos sobre as partes lesionadas do paciente. Essa compressão possibilita mais liberdade entre músculo e a fáscia, resultando em um alívio aos desconfortos causados pela dor. . A prática de atividade física leva ao fortalecimento muscular. Por outro lado, a inatividade leva à perda da força muscular, piorando o quadro. 

É importante buscar exercícios que não piorem o quadro, portanto, séries de exercícios de musculação, por exemplo, devem ser sempre orientadas por um profissional. 

Existem diversos exercícios físicos indicados para quem tem hérnia de disco. O importante é sempre aliviar o impacto na coluna, para não piorar o quadro. 

Pilates 

O Pilates é um dos exercícios mais indicados para quem tem hérnia de disco, uma vez que trabalha a consciência corporal, alonga e não coloca impacto direto na coluna. 

Com a prática regular do Pilates, há evolução da mobilidade do paciente e diminuição da percepção de dor.  

Dr. Leonardo Felipe Formação Internacional em Reabilitação de Coluna e Dor- Quiropraxia - Osteopatia - Pilates - Pis Graduado em Fisiologia Do Exercício é Traumato/Ortopedia.

Atendimento e avaliação - Center Fisio. Clinica da Coluna e Dor.  Av. Brasil nº 149, de segunda a sexta-feira, das 08 às 20 horas e aos sábados de 08 ao meio dia. Tel. (73) 99936-2928.

Reabilitação da coluna

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também SAúDE GERAL

PM prende em Teixeira de Freitas homem com revólver, simulacro, cocaína, crack e maconha

PM prende em Teixeira de Freitas homem com revólver, simulacro, cocaína, crack e maconha

Câncer de próstata mata 1250 baianos por ano, alerta Sesab

Câncer de próstata mata 1250 baianos por ano, alerta Sesab

Obra nas creches municipais são retomadas pela Prefeitura Municipal

Obra nas creches municipais são retomadas pela Prefeitura Municipal

Aos 72 anos, morre a atriz Mila Moreira

Aos 72 anos, morre a atriz Mila Moreira

Últimas publicações