Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 21/11/2021 às 09h44min

Prefeitura promove oferta regular de consultas oftalmológicas à população de Mucuri

compartilha nas redes sociais:
Bahiaextremosul/Ascom

Pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde receberam atendimento oftalmológico na unidade 09 da ESF – Estratégia Saúde da Família de Mucuri e na unidade 05 da ESF – Estratégia Saúde da Família do bairro Gazzinelândia em Itabatã. O trabalho foi feito por meio de uma equipe composta por médico oftalmologista, enfermeiros e técnicos para realização também de outros exames de rotina e de fundo de olho. 

O médico realizou atendimento prévio nos pacientes e os casos complexos que exigiam acompanhamento foram encaminhados para atendimentos especializados conveniados com a Prefeitura de Mucuri, através da Secretaria Municipal de Saúde. Este tipo de procedimento oftalmológico é uma demanda exclusiva do Estado, mas ultimamente o serviço público de saúde não tem oferecido esse atendimento à população, portanto, Mucuri de forma exclusiva, está ofertando regularmente o serviço a sua população se utilizando de recursos próprios. 

Explica o secretário municipal de saúde Fernando Jardim, que o serviço foi contratado pelo município na intenção de atender uma demanda reprimida, tanto que a oferta regular na cidade de Mucuri nesta última quinta-feira (18/11) e nesta sexta-feira (19) em Itabatã, atendeu a uma fila de espera de encaminhamentos das Unidades Básicas de Saúde, com consultas completas que incluem também medida da direção intraocular e exame de fundo do olho. 

O médico oftalmologista Alailson Mendes Brito, a paciente Maria Vanderley e o secretário de saúde Fernando Jardim 

O serviço da Prefeitura de Mucuri objetiva ampliar e acelerar a assistência à população, tanto que em cada ação de oferta regular se realiza consultas oftalmológicas na especialidade adulto e infantil. A ação é uma pactuação da Secretaria Municipal de Saúde com os prestadores do serviço. O médico oftalmologista Alailson Mendes Brito nos disse que após a triagem, o paciente se submete a um exame oftalmológico completo, além de alguns outros procedimentos que também são realizados, como: acuidade visual, mapeamento de retina com gráfico, curva diária de pressão ocular, gonioscopia, epilação de cílios e retirada de corpo estranho da córnea. 

O município também oferta nestas ações diversos outros serviços de saúde à população. Em Mucuri, a enfermeira Valéria Sena da Silva, apoiadora técnica da Secretaria Municipal de Saúde, disse que durante a oferta regular dos serviços de oftalmologia, a unidade de ESF oferta também aferição de pressão, medições dos níveis de glicose e outros serviços. Inclusive, em celebração ao Dia Mundial das Diabetes que é a principal campanha de conscientização global com foco nas diabetes mellitus, comemorado em 14 de novembro de cada ano, “no município estamos também realizando medições dos níveis de glicose, a qual glicemia capilar é medida por meio de uma pequena quantidade de sangue que é retirada da ponta do dedo e que é analisada pelo glicosímetro”, informou a enfermeira Emanuelle Lunas. 

A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde, também realizou a distribuição de kits (escova e creme dental). O material foi distribuído com o objetivo de enfatizar a importância da higiene bucal, e mudar os hábitos estimulando a prática do cuidado. “É extremamente importante que as pessoas sejam orientadas a respeito da higienização bucal, assim como nossa equipe de profissionais têm feito. A adoção destas medidas terminará por poupar recursos do SUS, uma vez que será evitada a ocorrência de patologias bucais que, de outra forma, teriam que ser tratadas”, salienta a cirurgiã dentista Renata Renalva.

O secretário Municipal de Saúde de Mucuri, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim informou os resultados das duas ações realizadas em Mucuri e Itabatã. Na cidade de Mucuri, na unidade da ESF 09, o consultório oftalmológico itinerante realizou 49 consultas completas, 9 procedimentos foram realizados com 9 mapeamento de retina e uma curva diária de pressão. Já na unidade 05 da ESF do bairro Gazzinelândia de Itabatã, foram 51 atendimentos oftalmológicos de consultas completas e 6 mapeamentos de retina.

Consultas oftalmológicas

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também SAúDE GERAL

Militares de diversos estados chegam à Bahia para ajudar no resgate a atingidos pelas chuvas

Militares de diversos estados chegam à Bahia para ajudar no resgate a atingidos pelas chuvas

Secretaria de Esporte apoia realização de Avaliação (Peneira) com Esporte Clube Vitória

Secretaria de Esporte apoia realização de Avaliação (Peneira) com Esporte Clube Vitória

Brasil recebe primeiro lote de vacinas contra covid-19 para crianças

Brasil recebe primeiro lote de vacinas contra covid-19 para crianças

Policiais do CATI Sul recuperam joias e objetos furtados e conduz autor para delegacia

Policiais do CATI Sul recuperam joias e objetos furtados e conduz autor para delegacia

Últimas publicações