Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 03/12/2019 às 17h13min

Salvador, cidade alta, cidade baixa, e várias alternativas para compra de imóveis

Tudo o que você precisa saber para comprar ou vender uma casa na capital baiana
compartilha nas redes sociais:
Neuza Brizola/Ascom




Imagem: Pixabay


Os últimos meses do ano concentram um aumento significativo no número de vendas de residências. Embora o surgimento da Internet tenha simplificado bastante o processo de tomada de decisão nos últimos 15 anos, milhares de cidadãos estão discutindo se devem ou não tomar a decisão financeira mais importante de suas vidas.


Isto ocorre porque comprar um imóvel é um dos maiores investimentos da maioria das pessoas. Por isso, é altamente recomendável avaliar o tipo de casa que você deseja. É importante saber onde a propriedade está localizada, se você precisa de reformas ou quais impostos você deve pagar.


No caso de uma compra de imóveis em Salvador, alguns detalhes adicionais devem ser verificados, especialmente por ser uma cidade litorânea e por reunir diferenças no quesito imobiliário, entre os bairros denominados cidade alta e cidade baixa.


Fique atento às dicas que apresentamos neste post, uma vez que muitos compradores aproveitam o verão para comprar ou vender uma casa e fazer adequações para as festas de fim de ano. E quando se trata de Salvador, isso se estende até o período de pós-carnaval.


Por isso, para que a operação seja o mais calma possível, é essencial saber detalhes da localização escolhida, além de outros elementos que vão girar em torno da compra do imóvel em questão. Acompanhe nossas dicas!



Faça uma boa gestão do seu dinheiro

Ter um profissional imobiliário procurando imóveis para você é uma ótima ideia. Os profissionais são aqueles que conhecem cada mercado detalhadamente e os que têm as melhores armas para obter o preço mais competitivo e não perder seu tempo. Além disso, serão uma ajuda inestimável quando se trata de fazer toda a papelada e acompanhar todo o processo administrativo sem medo. Antes de tudo, recomendamos que você vá a um banco ou a um corretor para saber qual investimento eles podem te conceder de acordo com seu salário e possibilidades. Lembre-se de que os juros agora estão mais baixos, mas certamente aumentarão novamente. Certifique-se de pagar a taxa com 30% do seu salário.


O processo de busca por imóvel em Salvador

Se você está pensando em comprar uma casa na cidade de Salvador, sua primeira opção deve sempre ser a Internet, pesquisando sites de imóveis. A maioria das ofertas estão presentes nas principais plataformas. Use o bom senso quando encontrar casas espetaculares a preços ridículos. Acima de tudo, nunca adiante dinheiro. Se você possui um smartphone, aplicativos de imobiliárias ou portais de anúncios de imóveis serão de grande ajuda, pois você pode ver anúncios enquanto caminha pela área em que está interessado, entre em contato com os proprietários e até agendar visita às casas.


Compare valores de mercado em Salvador

Para saber se o preço solicitado pelo proprietário está ou não ajustado à realidade, procure apartamentos semelhantes no mesmo bairro e compare. Os preços de apartamentos em Salvador podem variar de acordo com a região. Os relatórios de evolução de preços dos portais imobiliários também o ajudarão. Se a casa combina com você, é conveniente solicitar uma avaliação prévia. Os bancos emprestam apenas 80% desse valor, para que você não perca tempo. Além disso, ajudará você a negociar o preço final com o proprietário. Em algumas áreas, a demanda é mais forte do que em outras; portanto, a disposição dos proprietários de negociar preços também varia. Faça um estudo da situação em que está, mas como regra geral, você deve perder a timidez e ser proativo na apresentação de ofertas.


Pesquise o que deseja em Salvador

Antes de iniciar a busca por uma nova casa em Salvador, você deve se perguntar onde, como e quanto deseja. Quando você visita uma casa, é necessário que você informe sobre as características da casa, como localização, tipo de construção e materiais e serviços disponíveis. No caso das principais regiões, temos a Cidade Baixa, que é a área litorânea da cidade de Salvador, banhada pela Baía de Todos os Santos e formada por seu centro histórico. Já a cidade Alta é parte maior e mais moderna da cidade, onde fica o centro econômico de Salvador, vários shoppings, centros comerciais e centros de lazer. Se você deseja algo mais repleto de turistas e agitação, opte pela cidade baixa. Agora, se prefere locais mais residenciais e com menos agito, opte pela cidade alta, que possui diversas opções de lindas casas para comprar em Salvador.


Negocie bem os preços de imóveis

Não faça mais de duas visitas à propriedade: frequentemente o futuro comprador de um imóvel o visita primeiro sozinho ou em casal, mais tarde com os pais, com os sogros ou com um arquiteto, decorador, etc. É verdade que precisamos ter o máximo de conhecimento possível de uma casa antes de fazer esse investimento, mas todas essas são pistas que damos ao vendedor sobre nosso interesse em comprar podem fazer com que se dificulte a diminuição do valor inicial do imóvel à venda. Portanto, não dê pistas demais, para que possa negociar bem o preço do imóvel desejado. Sempre tenha outra opção antes do vendedor:  esteja interessado, mas não desesperado para negociar. Sempre vá à reunião com um plano B. Essa será a melhor maneira de transmitir a sensação de que você tem mais opções.


Estabeleça empatia com o vendedor ao desejar negociar com ele

Embora pareça mentira, o fator psicológico desempenha um papel fundamental na venda de uma casa. Para muitos vendedores, o valor recebido no sinal é importante, sabendo que o comprador tem capacidade de pagamento suficiente, que ele já possui a hipoteca aprovada pelo banco, etc. Todos esses aspectos darão a você a tranquilidade de que a operação será concretizada e que você não precisará iniciar o processo novamente, buscando por casas do zero.


Gostou destas dicas para comprar imóveis em Salvador? Aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais, para que mais pessoas conheçam detalhes das regiões que compõem essa incrível cidade do nordeste brasileiro!

Salvador imóveis comprar vender

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também ECONOMIA

Alcobaça empossa o novo Conselho Tutelar

Alcobaça empossa o novo Conselho Tutelar

Veracel Celulose é considerada um ótimo lugar para se trabalhar

Veracel Celulose é considerada um ótimo lugar para se trabalhar

Atiradores invadem bar e mata jovem em Teixeira de Freitas

Atiradores invadem bar e mata jovem em Teixeira de Freitas

Morador de Teixeira morre afogado em Rio Bonito, Botucatu/SP

Morador de Teixeira morre afogado em Rio Bonito, Botucatu/SP

Últimas publicações