Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 20/07/2021 às 15h13min

Secretaria de Desenvolvimento Social de Itamaraju e Senar realiza encerramento do Curso de Olericultura Básica

compartilha nas redes sociais:
Henrique Peixoto


Foi realizado na tarde da última sexta-feira 16 de julho 2021, o encerramento do Curso de Olericultura Básica na Aldeia Trevo do Parque II. 

O curso faz parte do Projeto Social MUKMUKU (Mulheres Guerreiras Vamos à Luta), realizado através da Prefeitura de Itamaraju, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social/CRAS II, em parceria com a Funai, Secretaria de Governo, Secretaria de Obras, Secretaria de Saúde, Senar, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Grupo de Apoio ao Desenvolvimento Social – GADS.

O projeto MUKMUKU trata da implantação de uma horta comunitária orgânica voltada para o grupo de mulheres, que visa ser um espaço de cultivo onde terão a possibilidade de troca de experiências, nos quais as mesmas vão interagir numa ação comum, expressando sua cultura e seu conhecimento sobre o trabalho com a terra. 

A culminância do projeto aconteceu em área externa da aldeia contando com a presença da Secretária de Desenvolvimento Social de Itamaraju, Fabiana Angênica, representante do Senar e Sindicato de produtores Rurais de Itamaraju Gilvan Ferreira, Representante da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente Margarete, representando o Grupo de Apoio ao Desenvolvimento Social - GADS Vinicius Almeida e Coordenadora do Cras II Jociane Almeida.

O projeto proporcionou o cultivo de hortaliças e também a desenvoltura de habilidades sociais, que contribuem para melhorias na situação socioeconômica possibilitando o empoderamento dos participantes que em sua maioria do público feminino.

O curso está foi ministrado pelo Instrutor do Senar Jorge da Ceplac, com aplicação de atividades teóricas e práticas durante os dias 14, 15 e 16 de julho, destacando a olericultura e as áreas da horticultura que abrange a exploração de hortaliças englobando culturas folhosas, raízes, bulbos, tubérculos, frutos diversos e partes comestíveis de plantas entre outros.

Foram três dias de muita experiência para os indígenas, que celebram mais uma conquista da comunidade vivenciando dias melhores, uma das representantes da comunidade Jokana Baixú, destaca que as mulheres vêm se mobilizando em busca de capacitação profissional e desenvolvimento dos povos na área econômica e cultural, encerrou.

A Secretária de Desenvolvimento Social de Itamaraju, Fabiana Angênica, salientou que a pasta vem assistindo todas as comunidades do município, firmando parceria com intuito de proporcionar uma nova realidade de transformação e desenvolvimento nas comunidades, finalizando destacou o empenho de todos os profissionais da secretaria na garantia de direitos.

O representante do Senar Gilvan Ferreira, destacou que a instituição vem firmando importantes parcerias com a gestão municipal, proporcionando ações de capacitações e desenvolvimento das comunidades do município, que o Senar, está à disposição da população sempre ofertando inúmeras oportunidades voltadas a área da sustentabilidade e economia.

Nos próximos dias novos cursos estão previstos na comunidade, voltado para a temática de compostagem orgânica, para o Cacique Antônio Conceição, a comunidade tem muito a agradecer a todos envolvidos em promover melhorias as famílias aldeadas.

Secretaria de Desenvolvimento Social de Itamaraju

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também SERVIçO SOCIAL

PM prende suspeito de estuprar mulher grávida na zona rural de Teixeira

PM prende suspeito de estuprar mulher grávida na zona rural de Teixeira

Município de Caravelas assume diretoria do núcleo regional de educação

Município de Caravelas assume diretoria do núcleo regional de educação

Bolsonaro oficializa reforma ministerial com Ciro Nogueira na Casa Civil

Bolsonaro oficializa reforma ministerial com Ciro Nogueira na Casa Civil

Bahia registra 1.660 novos casos de Covid-19 e mais 69 óbitos pela doença

Bahia registra 1.660 novos casos de Covid-19 e mais 69 óbitos pela doença

Últimas publicações