Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 27/08/2021 às 08h17min

Suzano inicia novo ciclo de formação de jovens do Formare com o apoio de voluntários(as) da empresa

No Dia Nacional do Voluntariado, a Companhia destaca o projeto Formare, uma iniciativa da Suzano, em parceria com a Fundação Iochpe, que promove capacitação profissional para jovens.
compartilha nas redes sociais:
Benahia Figueiredo

A Suzano inicia na próxima segunda-feira, 30 de agosto, mais uma turma do Formare em sua unidade de Mucuri, no Extremo Sul da Bahia. No Dia do Voluntariado, comemorado neste sábado, 28 de agosto, a empresa evidencia essa importante iniciativa, que é desenvolvida pelo Programa Voluntariar em parceria com a Fundação Iochpe.  O projeto, que capacita jovens em situação de vulnerabilidade social para educação profissional e o mercado de trabalho, conta com o apoio de voluntários(as) da empresa, que recebem capacitação da Fundação Iochpe e  compartilham seu talento e experiência, utilizando a educação como instrumento principal para esta mudança e plantando o futuro.

O curso oferecido pelo Formare na unidade Mucuri é de Operador de Processo de Produção. Dentre os benefícios oferecidos para os participantes estão a capacitação profissional com carga horária média de 1.200 horas, uniforme, material escolar e seguro de vida. Durante o período de pandemia, as aulas serão realizadas excepcionalmente em formato virtual. Serão, ao todo, dez meses de curso entre disciplinas práticas e teóricas, proporcionando maior oportunidade de aprendizado e crescimento profissional para o mercado de trabalho.

Desde a criação do projeto, em 2005, a Suzano já formou 692 jovens em 37 turmas em todo o Brasil. Em Mucuri, o Formare já qualificou 260 jovens em 13 turmas. Do total de formandos na Bahia, 173 (67%) jovens que passaram pelo projeto estão inseridos atualmente no mercado de trabalho, sendo que 83 (32%) trabalham na Suzano. Laiane Santos, 22 anos, é uma das formandas que foram contratadas pela Companhia. Moradora da comunidade quilombola de Volta Miúda, em Caravelas, ela fez o curso em 2018, passou pelo estágio, trabalhou como auxiliar de produção e hoje é a primeira mulher operadora de área da caldeira de recuperação química da Unidade Mucuri. 

“Sempre foi um sonho trabalhar na Suzano e desde o primeiro momento fiquei encantada. O Formare foi uma escola e hoje é muito gratificante olhar para trás e ver como cresci até ser a primeira mulher a ocupar o meu cargo. É uma forma de mostrar que não tem nada que as mulheres não possam fazer. Minha dica é: se você quer, vá atrás, se esforce, mostre seu potencial com brilho nos olhos. A vida que a gente quer depende do que a gente faz, é uma frase que aprendi no Formare e levo para sempre”, afirma Laiane.

Para Laiane Santos, o aprendizado com os voluntários vai muito além da parte técnica.  “A minha relação com os voluntários do Formare foi maravilhosa. Eles ensinam muito mais do que processos, vivências e experiências na fábrica. Eles nos passam ensinamentos de como lidar com pessoas, como se comportar no ambiente profissional, orientam e ajudam diante das dificuldades. Muitos voluntários marcaram a minha trajetória, tenho uma enorme gratidão a todos”, diz Laiane.

Além da Unidade Mucuri(BA), o programa acontece também nas Unidades de Suzano(SP) e Imperatriz(MA) e em 2021 implantará o projeto em mais duas unidades, Aracruz (ES) e Três Lagoas (MS), totalizando cinco turmas, com isso, a Suzano se tornará uma das empresas com o maior número de Escolas Formare no Brasil.  Até agora, mais de 1850 voluntários já participaram do projeto desde sua criação. A relação com os(as) colaboradores(as) da Suzano é essencial para o aprendizado e crescimento profissional dos participantes. “Os voluntários, que dedicam seu tempo e talento, inspiram e transformam a vida dos jovens não só ajudando no desenvolvimento, mas buscando uma transformação social, reforçando o propósito da empresa de promover uma mudança positiva na sociedade”, destaca Elisabete Flores Pagliusi, coordenadora de Voluntariado e Projetos de Formação da Suzano.

 

Voluntariar

O Programa Voluntariar tem como objetivo estreitar o relacionamento da Suzano com as comunidades próximas, estimulando colaboradores(as), prestadores(as) de serviço, familiares e parceiros(a) a realizarem ações voluntárias, fortalecendo o protagonismo social e gerando uma mudança positiva na sociedade, trabalhando de forma colaborativa pela educação, sustentabilidade, diversidade e inclusão.

Além do Formare, outras iniciativas são desenvolvidas, como o Contribuindo para o Futuro (em parceria com Instituto Joule), JA Startup (em parceria com Junior Achievement e StartSe), Fundo Juntos Somos Mais, entre outras. Neste ano, o Voluntariar reuniu mais de 1300 voluntários(as), com mais de 2400 horas de atividades realizadas em 35 unidades participantes, o que já beneficiou 2972 pessoas direta ou indiretamente. Qualquer pessoa interessada em exercitar a solidariedade, mesmo que forma remota, pode consultar o Guia Remoto de Voluntariado que está disponível no site da Suzano: (www.suzanocontraocoronavirus.com.br https://bit.ly/3sMroEE )

Dia Nacional do Voluntariado

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também CATEGORIA GERAL

Bahia registra 190 novos casos de Covid-19 e mais 7 óbitos pela doença

Bahia registra 190 novos casos de Covid-19 e mais 7 óbitos pela doença

Teixeira confirma 29 novos casos do Covid 19

Teixeira confirma 29 novos casos do Covid 19

A Bahia precisa de um governador que coloque o bandido na cadeia ou para fora do nosso estado, o que o senador Jaques Wagner nunca conseguiu fazer, diz ACM Neto

A Bahia precisa de um governador que coloque o bandido na cadeia ou para fora do nosso estado, o que o senador Jaques Wagner nunca conseguiu fazer, diz ACM Neto

Centro Especializado em Reabilitação inaugura Reabilitação Auditiva em Teixeira de Freitas

Centro Especializado em Reabilitação inaugura Reabilitação Auditiva em Teixeira de Freitas

Últimas publicações