Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 20/10/2020 às 09h27min

Trauma no testículo, como de jogador do Flamengo, pode afetar fertilidade; entenda

compartilha nas redes sociais:
Viva Bem


O jogador Gustavo Henrique precisou deixar o campo após sofrer um trauma no testículo durante a partida entre Flamengo e Corinthians, neste domingo (18), pelo Campeonato Brasileiro.

O zagueiro rubro-negro deixou o jogo para trocar o uniforme manchado de sengue, mas minutos depois foi substituído para receber atendimento no vestiário.

Quais os riscos

Machucar ou levar uma pancada nos testículos causa dor intensa, mas raramente traz consequências mais sérias. De acordo com Leonardo Seligra, urologista e diretor de comunicação da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) de São Paulo, essas lacerações em esportistas são comuns.

"Provavelmente ocorreu um corte na bolsa testicular, que é uma camada de pele, o que causou o sangramento, mas não é uma situação preocupante", diz. Porém, há casos mais graves de traumas que, além do incômodo intenso, provocam inchaço, sangramento interno e até mesmo atrofia testicular.

"Nessas situações, há o risco da perda da função do testículo. Assim, há uma diminuição na produção de testosterona e também na quantidade de espermatozoides, afetando a fertilidade", diz o médico.

Quando procurar um médico

O urologista explica que traumas leves na região dos testículos, geralmente, são tratados com curativos locais e bolsa de gelo. Se a dor for suportável e passar rapidamente, não há necessidade de buscar ajuda especializada.

Entretanto, alguns traumas mais sérios podem atingir a uretra, que é o canal da urina, e causar sangramentos internos ao urinar. "É importante realizar exames como ultrassom para ver como o testículo foi afetado. Há também casos de torção testicular, quando há uma rotação dos testículos. Neste caso, há uma emergência médica, ou seja, pode ser preciso uma cirurgia para evitar complicações".

Testículos Machucar Trauma

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também HOMEM

Caminhão perde freio e invade supermercado

Caminhão perde freio e invade supermercado

Acne na gravidez: como cuidar da pele durante a gestação

Acne na gravidez: como cuidar da pele durante a gestação

Idoso de 75 anos é preso ao se masturbar em frente a criança de 10 anos

Idoso de 75 anos é preso ao se masturbar em frente a criança de 10 anos

Vídeo: Fábrica de fogos de artifício explode em Simões Filho, na Bahia

Vídeo: Fábrica de fogos de artifício explode em Simões Filho, na Bahia

Últimas publicações