Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 05/11/2019 às 09h56min

União e estratégia garantem praias limpas e lindas em Prado

compartilha nas redes sociais:
Fernanda Silva/Ascom

Mais de cem cidades brasileiras tiveram uma mudança brusca em suas rotinas diárias, desde o aparecimento da mancha de óleo, no litoral brasileiro. O crime ambiental gerou uma consequência inédita na história do país, pela extensão geográfica e pela duração no tempo.

Em Prado, no extremo sul da Bahia, o desafio de proteger os 84 quilômetros de praia vem sendo superado graças à iniciativa e participação da Prefeitura Municipal, ICMBio, Resex Corumbau, Colônia de Pescadores, Marinha do Brasil, empresários e voluntários.

A Marina tem realizado vários sobrevoos, auxiliando no trabalho de monitoramento. Em Cumuruxatiba, voluntários se organizaram e já conseguiram conter o avanço dos resíduos em dois rios. Um terceiro rio vai receber contenção nesta terça-feira, dia 05, com o apoio de funcionários públicos.

O INEMA (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, entidade do estado da Bahia) doou tonéis, botas de borracha, luvas nitrílicas, protetores solares, máscaras com filtro contra vapores químicos, máscara de pó com válvula e lonas pretas. Vários trabalhadores do Consórcio Construir estão percorrendo as praias, monitorando e limpando.

No entardecer desta segunda-feira, dia 04, os pontos com registro de aparecimento de resíduos de óleo já estavam completamente limpos, com praias lindas - como sempre foram - e próprias para o uso de banhistas e de pescadores. O material recolhido está sendo armazenado na Secretaria Municipal de Obras, em Prado.

Esse cenário é resultado do trabalho de monitoramento ininterrupto das praias, da criação de uma equipe, coordenada pela Prefeitura do Prado, devidamente equipada, de sobreaviso e de prontidão, além da coordenação de voluntários, que estão sendo cadastrados, previamente, para atuar, quando convocados, segundo logística e disponibilidade de uso dos EPI's (Equipamentos de Proteção Individuais) e da força necessária de trabalho. A participação e a iniciativa do voluntariado tem sido muito importante.

Segundo a Prefeita do Prado, Mayra Brito, "a adoção de estratégias tem sido fundamental para conseguir mapear, identificar e proteger todo o litoral do município e é, do Palácio do Turismo, que uma equipe coordena todas as ações para minimizar os impactos da mancha de óleo nas praias, além de manter atualizado o cadastro, a preparação e a proteção dos voluntários, atuantes nas frentes de retirada do material de nossas praias", explicou.

Limpeza nas praias Manchas de óleo

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também MEIO AMBIENTE

Fumaça de incêndios da Austrália chega ao Rio Grande do Sul

Fumaça de incêndios da Austrália chega ao Rio Grande do Sul

Estudantes podem se inscrever no Sisu a partir desta terça-feira

Estudantes podem se inscrever no Sisu a partir desta terça-feira

Bolsonaro leva tombo no Alvorada e vai para o hospital

Bolsonaro leva tombo no Alvorada e vai para o hospital

Vídeo - Silvio Ramalho investe no Réveillon da Barra de Caravelas e turistas aprovam

Vídeo - Silvio Ramalho investe no Réveillon da Barra de Caravelas e turistas aprovam

Últimas publicações