Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 27/11/2019 às 15h44min

Urologista fala sobre os mitos e verdades da Próstata

compartilha nas redes sociais:
Dino

Desconhecimento, crenças ultrapassadas, preconceito cultural ou temor do diagnóstico. As razões podem ser muitas para haver tantos tabus em relação à próstata, suas patologias e cuidados necessários. Fato é que esses mitos geram medo ou falsa sensação de segurança, e afastam muitos homens de manter uma rotina preventiva de consultas urológicas, reduzindo as chances de um tratamento precoce e mais eficaz em casos de doenças.

Foto: DINO / DINO

O urologista Julio Bissoli (https://www.urologistajuliobissoli.com.br) fala sobre os mitos mais difundidos:


1. O câncer de próstata é uma doença de idosos: mentira.
Cerca de 25% dos casos são diagnosticados em homens abaixo dos 60 anos, ⅓ entre 60-70, ⅓ entre 70-80, o restante acima de 80 anos)

2. O exame PSA (Antígeno Prostático Específico) basta para diagnosticar o câncer de próstata: mentira.
Estima-se que o câncer de próstata está presente em até 15% dos homens com níveis normais de PSA. Por isso a importância da avaliação médica e do toque retal.

3. Reposição hormonal contribui para o aparecimento da doença: mentira.
Estudos comprovam que a terapia de reposição hormonal com testosterona não representa risco de desenvolvimento de novos tumores, apenas podem aumentar tumores já existentes e por isso a importância de descartar a presença de tumor antes de iniciar qualquer terapia com reposição de testosterona.

4. A atividade sexual aumenta o risco de desenvolver câncer de próstata: mentira.
Pesquisas indicam justamente o contrário, de que ejaculações com maior frequência ajudariam na redução de casos da doença.

5. O tratamento do câncer de próstata necessariamente causa impotência: mentira.
A disfunção erétil muitas vezes está relacionada com a idade avançada, queda no preparo físico e até mesmo ao psicológico relacionado ao diagnóstico de câncer. Com o avanço nas técnicas operatórias, normalmente o paciente pode estar apto a ter relações sexuais a partir dos 45 dias após a cirurgia.

Resumidamente, a próstata é uma glândula masculina responsável por produzir o líquido espermático do esperma, substância que contém nutrientes e serve de veículo para os espermatozoides chegarem até o óvulo. Localizada no interior da pélvis, fica encostada na base da bexiga e envolve a uretra, o canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis, o meato. Pela proximidade, variações na próstata podem afetar esses outros órgãos.

Em um adolescente, costuma pesar 15 gramas e ter o tamanho de uma castanha. Com o passar dos anos, a tendência é crescer e gerar alguns problemas que comprometem a qualidade de vida dos homens mais velhos. É a chamada hiperplasia benigna, muito comum em quem já passou dos 50 anos, e tem como sintoma a queda do fluxo urinário e aumento da frequência de idas ao banheiro de dia e a noite.

Já o câncer de próstata é um tumor que atinge a glândula e pode ser confirmado após a biópsia, indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA), no toque retal ou mais recentemente na Ressonância Multiparamétrica de Próstata. Estudos apontam que alguns fatores podem estar relacionados para maiores chances de desenvolver a doença, como histórico familiar, sobrepeso e obesidade, e ascendência negra.

Como não existem maneiras de prevenir esses males, o check-up com o urologista e o acompanhamento médico preventivo são a melhor maneira de evitar complicações e aumentar a eficácia dos tratamentos.

Mitos e verdades Próstata

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também HOMEM

Homem acusa ex-esposa de sequestrar filha em MG e trazer menina ilegalmente para o Prado.

Homem acusa ex-esposa de sequestrar filha em MG e trazer menina ilegalmente para o Prado.

Cinco PMs estão entre os suspeitos de ataque a assentamento na BA; grupo derrubou casas com tratores

Cinco PMs estão entre os suspeitos de ataque a assentamento na BA; grupo derrubou casas com tratores

Suzano doa equipamentos para conservação de vacinas da Covid-19 no Extremo Sul da Bahia

Suzano doa equipamentos para conservação de vacinas da Covid-19 no Extremo Sul da Bahia

Jovem com passagem pela polícia é encontrado morto em sítio de Posto da Mata

Jovem com passagem pela polícia é encontrado morto em sítio de Posto da Mata

Últimas publicações