Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 28/08/2021 às 11h44min

Agosto Black - Dor na coluna?? Dr. Leonardo Felipe explica como se cuidar!

compartilha nas redes sociais:
Dr. Leonardo Felipe

A coluna é composta por 33 vértebras e tem duas funções básicas. A primeira é servir como eixo de sustentação da estrutura corporal e a segunda está relacionada com a condução das estruturas nervosas por meio do canal vertebral e dos foramens intervertebrais. As lesões na coluna têm um impacto tremendo na qualidade de vida dos pacientes, estando normalmente associada a limitações profundas como paraplegia, necessidade de utilizar cadeira de rodas ou outros aparelhos de locomoção e nalguns casos, dependência total ou parcial de um cuidador. A principal dica é manter a coluna ereta e, ao abaixar, sempre flexionar o joelho – nunca a coluna (tronco). Esse problema leva a sintomas como dor, queimação, perda de sensibilidade ou dormência no local. Isso acontece porque ocorre uma compressão dos nervos. Essa lesão pode afetar a região cervical e a lombar, sendo que no segundo caso pode irradiar os desconfortos para a pernas e os pés A  degeneração da coluna é resultado de vários fatores conjuntos, como genética;  hábitos cotidianos; atividade física; obesidade; sobrecarga , entre outros.  Há  algumas orientações muito importantes para deixar a coluna saudável:

Praticar  exercícios físicos frequentemente (no mínimo 3 vezes por semana);

Fazer  alongamento antes e depois de atividades, pois ele prepara os músculos e relaxa  o corpo. Sem alongar-se, podem surgir lesões, além de ligamentos e músculos  sobrecarregados.

A utilização de pesos somada a  exercícios aeróbicos permite um melhor preparo físico, reduzindo o risco de desenvolver dores nas costas. Porém, se estiver com estas dores e os exercícios  as tornarem piores, os mesmos devem ser suspensos imediatamente;segundo Dr Leonardo Felipe.

É  indicada em casos de dores nas costas relacionadas à fraqueza muscular e à  falta de flexibilidade, pois os músculos (que sustentam os ossos) tornam-se mais  resistentes. É sempre  importante lembrar da importância da orientação de um profissional qualificado  para realizar as atividades e ao sentir dores na execução dos exercícios,  deve-se suspender imediatamente para que lesões por sobrecarga não venham a  prejudicar a coluna e outras estruturas do corpo. Dr Leonardo Felipe Formação Internacional em Reabilitação de Coluna e Dor/ Membro Titular IBO ( Instituto Brasileiro Osteopatia) e IBRAQUI ( Instituto Brasileiro Quiropraxia) - Especialista em Quiropraxia - Osteopatia- Pilates - Tratamento de Hérnia de Disco.

Dor na coluna tratamento Leonardo Felipe

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também CATEGORIA GERAL

Prefeitura de Itamaraju realiza entrega de novos uniformes para Agentes de Transito

Prefeitura de Itamaraju realiza entrega de novos uniformes para Agentes de Transito

Mucuri sedia 3º Encontro de Secretários Municipais de Educação do Extremo Sul da Bahia

Mucuri sedia 3º Encontro de Secretários Municipais de Educação do Extremo Sul da Bahia

Evento teste vai marcar a abertura do verão de Nova Viçosa

Evento teste vai marcar a abertura do verão de Nova Viçosa

Homem é encontrado morto dentro de casa no bairro Tancredo Neves

Homem é encontrado morto dentro de casa no bairro Tancredo Neves

Últimas publicações