Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 11/12/2019 às 15h02min

Antes, durante e depois: Como usar o coletor menstrual

compartilha nas redes sociais:
Korin Miller e Emily Shiffer


como usar o coletor menstrual
Foto: Shutterstock


Muita gente diz: os copinhos menstruais são um pouco… não convencionais, para dizer o mínimo. E aí fica difícil saber como usar o coletor menstrual, não é? Pois bem. Esse método tem suas vantagens: desperdiçam muito menos e você pode usá-los por mais tempo do que um absorvente interno. Mas eles também exigem que você fique um pouco mais íntima da sua vagina. E eles não fazem um pouco de bagunça?

Não há problema em admitir que você não sabe muito sobre os coletores menstruais – pelo menos quando comparado com os outros métodos mais convencionais relacionados a menstruação. Mas se você estiver interessado em experimentar, saiba como usar o coletor menstrual com essas dicas:

Noções básicas do que é um coletor menstrual

Basicamente, um copinho menstrual é um dispositivo flexível em forma de xícara que você usa dentro da vagina enquanto está menstruada. Ele coleta o sangue da menstruação e você o despeja de oito a 12 horas após ter colocado, de acordo com a Planned Parenthood – é uma frequência menor do que você troca o absorvente interno ou externo.

Eles geralmente são feitos de silicone ou borracha e vêm em opções reutilizáveis e descartáveis (apenas certifique-se de lavar as reutilizáveis na pia antes de colocá-las novamente).

Eles têm diferentes formas e tamanhos – e todos têm uma opinião diferente sobre quais são os mais confortáveis com base em sua própria anatomia. Pode ser necessário tentar alguns para encontrar um que você realmente goste. A coisa mais importante a saber é que, uma vez que seu copo seja inserido corretamente, você não poderá senti-lo.

Como usar o coletor menstrual?

Mais uma vez, você precisará ficar mais intima da sua vagina. Qualquer copo que você comprar virá com muitas instruções sobre inserção e remoção, cuidados e lavagem do copo e maneiras de solucionar problemas comuns (você definitivamente vai querer lê-los).

“O uso da xícara menstrual tem uma curva de aprendizado, como qualquer outra coisa”, diz Jyothi Parapurath, MD, ginecologista e obstetra no Caremount Medical Group em Nova York. Ela explica que os copinhos são dobrados e inseridos em sua vagina, onde se fecham contra as paredes vaginais e coletam seu sangue, idealmente sem vazamentos.

Mas e quando é hora de esvaziá-lo? Como tirar o coletor menstrual?

Você vai querer sentar-se no vaso sanitário para esta parte. As instruções do Dr. Parapurath são: alcançe sua vagina, puxe a haste do copo, segurar sua base e continuar puxando para baixo para interromper a sucção, mantendo-a no lugar. Uma vez que ele deslizar para fora, despeje o sangue no vaso sanitário, lave o copo na pia e volte a colocá-lo.

Como limpar o coletor menstrual

Enquanto você está utilizando o copinho, não é necessário fazer a esterilização, apenas uma lavagem. “Verifique se o copo está bem limpo com água e sabão pelo menos uma vez por dia durante os dias de uso”, diz o Dr. Parapurath, que acrescenta que o sabão deve estar livre de fragrâncias. “Limpe o sabão completamente do copo antes de reinseri-lo e seque completamente o copo menstrual antes de guardá-lo para uso seguinte.”

Dica amiga: se você não quiser que o seu coletor fique manchado, é importante usar água gelada!

Como esterilizar o coletor menstrual

Antes do primeiro uso, é importante lavar o seu coletor com água morna. O uso de sabão não é necessário, mas é permitido. É recomendado que qualquer sabão utilizado seja neutro e sem perfumes. Ferva o seu coletor por 10 minutos em uma panela em que ele fique completamente submerso porém, é importante que o coletor não toque o fundo da panela, se não ele irá queimar!

No final do seu ciclo menstrual, seu coletor precisa ser esterilizado antes de você guardar! Existem diversas formas de esterilizá-lo: com tabletes de esterilização, no fogão ou até mesmo no micro-ondas. Dependendo do tipo de silicone, os coletores menstruais podem também ser esterilizados com álcool, confirme com o fabricante!

Para esterilizar no fogão, ferva-o por 5 a 7 minutos em uma panela com água o suficiente para o coletor não tocar o fundo. Panelas esmaltadas ou de inox são recomendadas para preservar o silicone. Lembre-se que é importante não ferver por mais tempo que o necessário: se fervido por mais de 15 minutos seu coletor pode perder elasticidade e sua durabilidade pode ser afetada. No microondas ele pode ser fervido no mesmo intervalo de tempo em um recipiente de vidro.

Como limpar os furos do coletor

Encha o copinho com água, coloque a palma da sua mão em cima e vire-o de cabeça para baixo. Pressione a haste/base e a água vai sair pelos furos, limpando-os automaticamente. Você também pode usar uma escova de dentes exclusiva para este propósito. Evite qualquer item afiado!

Removendo manchas

Caso seu coletor pareça manchado ou com uma coloração diferente da original, deixe-o de molho em suco de limão diluído em água. Este processo também vai ajudar a remover qualquer odor desagradável (o sol também ajuda na remoção de qualquer odor). Para remover manchas, você também pode deixar seu coletor de molho na água, adicionando de um a duas colheres de sopa de água oxigenada 10 volumes e esperar até clarear.

Outro detalhe a ser lembrado: É importante consultar o seu médico se você tiver um DIU ou uma história de síndrome de choque tóxico, de acordo com a Clínica Mayo.

Marcas que você pode adquirir seu coletor menstrual facilmente, de diferentes tipos e tamanhos:

– Inciclo

– Korui

– Fleurity

– Prudence

– Violeta Cup

Coletor menstrual

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também MULHER

Reconhecimento Facial ajuda a encontrar mais um foragido

Reconhecimento Facial ajuda a encontrar mais um foragido

Mulher leva 6 facadas e é socorrida para o Hospital Municipal de Medeiros Neto

Mulher leva 6 facadas e é socorrida para o Hospital Municipal de Medeiros Neto

Sogro e genro são mortos a tiros enquanto comemoravam aniversário em um bar de Posto da Mata

Sogro e genro são mortos a tiros enquanto comemoravam aniversário em um bar de Posto da Mata

Banho de assento: Como fazer e para que serve

Banho de assento: Como fazer e para que serve

Últimas publicações