Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 02/09/2020 às 17h10min

Caravelas -Parque Marinho de Abrolhos volta a ser reaberto para visitação pública

A reabertura obedece a uma série de medidas de prevenção.
compartilha nas redes sociais:
Neuza Brizola/Ascom



O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) reabre nesta terça-feira (1º) o Parque Nacional de Abrolhos, em Caravelas, Bahia. A reabertura acontece de forma parcial. O público poderá usufruir da visitação comercial embarcada (que inclui a observação de fauna como baleias jubarte, flora e trilha monitorada em ilha) e todos os pontos de mergulho livre e autônomo. Porém, ainda permanecerá fechado ao público o Centro de Visitantes do Parque e a possibilidade de visitas por embarcações particulares. O desembarque nas ilhas será permitido apenas aos visitantes que estiverem em passeios com pernoites.

Todos os pontos de mergulho livre e autônomo foram reabertos. (Foto: Marcello Lourenço)

A reabertura obedece a uma série de medidas de prevenção. Além disso, cada uma das cinco operadoras autorizadas a realizar a visitação comercial na unidade de conservação (UC) federal apresentará condições adicionais, considerando recomendações pertinentes que se apliquem ao porte das embarcações e aos serviços oferecidos.
O número de visitantes conduzidos por condutores autorizados será ajustado, a fim de garantir melhor distanciamento e segurança nas atividades, tais como a trilha monitorada na ilha Siriba, o mergulho livre e o mergulho autônomo. Nas trilhas em ilhas, serão oito visitantes para cada condutor, e para o mergulho autônomo seguirá a proporção de seis visitantes por condutor.

Segundo a UC, será respeitado o distanciamento de 2 metros entre os visitantes durante as atividades nas trilhas nas ilhas, bem como durante as práticas de mergulho livre e autônomo. Ainda deverá ser obedecida a distância de um metro dentro dos botes infláveis no deslocamento entre o barco e a ilha e os pontos de mergulho. Somente grupos de uma mesma embarcação poderão desembarcar nas ilhas, minimizando o risco de contato entre grupos distintos.

Regras estabelecidas de prevenção

• Uso obrigatório de máscara de proteção facial cobrindo a região do nariz e boca, ainda que artesanal, durante todo o período que estiver no interior do parque.

• Disponibilizar álcool gel 70% ou produto de higienização para as mãos nas estruturas abertas à visitação e nos transportes terrestres e aquaviários, por meio do concessionário, operadores e prestadores de serviços.

• Para os atrativos que constituem a obrigatoriedade de uso de algum equipamento de proteção individual - EPI, estes não poderão ser compartilhados sem antes proceder a higienização e desinfecção dos equipamentos.

• Manter ambientes bem ventilados, com janelas e portas abertas, sempre que possível.

• Promover com frequência a limpeza e desinfecção dos ambientes, pisos, corrimãos, lixeiras, balcões, maçanetas, tomadas, torneiras e banheiros, além de outros objetos de uso coletivo, como cadeiras, sofás e bancos.

• Remover jornais, revistas, panfletos e livros dos locais de comum acesso para evitar a transmissão indireta.

• Estimular e priorizar a venda on-line de ingressos, serviços e/ou agendamentos, ou organizar o atendimento em filas para evitar aglomerações, considerando a marcação no piso com distanciamento de 2 metros, a partir do balcão e entre os clientes.

• Manter o distanciamento mínimo de 2 metros entre os sofás, mesas, cadeiras e bancos dos espaços comuns do empreendimento.

• Proceder a higienização e desinfecção de objetos (inclusive cardápios) e superfícies comuns, como as mesas e cadeiras após cada utilização.

• Os transportes terrestres e aquaviários de visitantes deverão priorizar a ventilação natural. Ao final de cada viagem, promover a limpeza e desinfecção dos veículos.

• Respeitar a capacidade de transporte de cada tipo de veículo e evitar superlotação e/ou aglomeração.

• Antes do início da operação, orientar os visitantes sobre os novos procedimentos de segurança adotados na empresa, incluindo os procedimentos de convivência, os protocolos demanipulação de objetos e alimentos. 

Abrolhos reabertura Caravelas

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também ECONOMIA

Dupla morre em troca de tiros com PRFs após tentar assaltar ônibus na BR-101

Dupla morre em troca de tiros com PRFs após tentar assaltar ônibus na BR-101

Jovens são esfaqueados após discussão no Piau, distrito de Vereda

Jovens são esfaqueados após discussão no Piau, distrito de Vereda

Teixeira registra 60 novos casos do Covid 19, 33 pessoas estão internadas

Teixeira registra 60 novos casos do Covid 19, 33 pessoas estão internadas

PRF prende passageira de ônibus com 45 mil comprimidos da droga usada no golpe “Boa Noite Cinderela”

PRF prende passageira de ônibus com 45 mil comprimidos da droga usada no golpe “Boa Noite Cinderela”

Últimas publicações