Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 28/08/2020 às 11h06min

Clima de guerra –Posseiros são recebidos á bala no Assentamento Rosinha do Prado

compartilha nas redes sociais:
Neuza Brizola

expulsão de Agrimenssores no Rosinha do Prado

A situação de violência e ameaça por parte dos denominados “líderes” do movimento dos sem terras do Assentamento Rosinha do Prado, no extremo sul da Bahia, está cada dia pior e parece que só vai ter fim quando os cadáveres estiverem espalhados pelo chão. O governo do estado ainda não se pronunciou sobre o caso que vem se arrastando há mais de um ano, chegando ao absurdo de uma equipe de agrimensores enviada pelo governo para demarcar as terras ser expulsa por pessoas ligadas ao deputado federal Valmir Assunção.

Em outubro do ano passado denunciamos a violência praticada contra agrimensores enviados pelo governo que foram expulsos por lideres armados do movimento que além de expulsar os profissionais que vieram medir a terra ainda tomaram os equipamentos.

Vídeo mostra casa destrída pelo fogo no Assentamento Jaci Rocha

A violência dos assentamentos da região não se limita só ao Rosinha do Prado, os atos de vandalismo chegou ao Assentamento Jaci Rocha, também no Prado. Um vídeo enviado a nosso redação mostra uma casa completamente destruída pelo fogo e a voz de uma pessoa dizendo que se a situação continuar e as autoridades não intervirem, muitas vidas serão perdidas.

Casa queimada no Assentamento Jaci Rocha

Veja a matéria aqui;

Clima de guerra toma conta do Assentamento da Rosinha do Prado. Assentados colocam agrimensores do governo para correr

https://www.bahiaextremosul.com.br/artigo/clima-de-guerra-toma-conta-do-assentamento-da-rosinha-do-prado-assentados-colocam-agrimensores-do-governo-para-correr.


O clima voltou a ficar tenso entre assentados e os chamados “líderes” ligados a políticos da região, e segundo denuncias feitas no programa Comando Geral da Rádio Caraípe de Teixeira de Freitas e no site Prado Notícias, o pré candidato a prefeito do Prado, Jorginho do Guarani é ligado a prefeita Maira Brito e seu pai, o ex deputado e ex secretário do governo  estadual, Wilsinho Brito e tudo é uma questão de disputa entre o grupo de Wilsinho e o grupo do deputado Valmir Assunção que não quer perder o comando do assentamento, vindo a ter prejuízos financeiros se as terras forem demarcadas.

Noticia publicada pelo site Prado Notícias;

Famílias são ameaçadas e recebidas a tiros no Assentamento Rosa do Prado por pessoas ligadas ao grupo do pré-candidato a prefeito do Prado.

http://pradonoticia.com/familias-sao-ameacadas-e-recebidas-a-tiros-no-assentamento-rosa-do-prado-por-pessoas-ligadas-ao-grupo-do-pre-candidato-a-prefeito-do-prado/

Uma família do Assentamento Rosa do Prado, localizado entre os municípios de Prado e Alcobaça, no extremo da Bahia, foi recebida a tiros. A ação covarde foi tema no programa “Comando Geral” da Radio Caraipe FM 100,5.  De acordo com o denunciante, a família vive momento de terror e desespero, um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia Territorial da cidade de Alcobaça. Ouça a entrevista na Caraípe FM 100,5.

De acordo com Paulo Alves Pereira, ao chegar com seu veículo ao assentamento Rosa do Prado, ele foi recebido a tiros, o mesmo tentou se esconder atrás do seu carro quando  um grupo de pessoas o cercaram e mandou ele retornar. Ainda de acordo com a vítima, outro homem identificado como Adriano, se aproximou e mandou ele “vazar”, caso não obedecesse, eles iriam atirar. Como consta no Boletim de Ocorrência, por volta das 06:30hs do dia seguinte, Paulo retornou ao Assentamento e novamente Adriano mandou ele ir embora.

A vítima deixou o assentamento em direção a cidade de Teixeira de Freitas, pegou sua família e pela terceira vez retornou para o Assentamento. Segundo o Boletim de Ocorrência, Paulo  tentou conversar com o Liva que se intitula presidente da Associação, o mesmo se encontrava alterado e nervoso, e segundo a própria vítima, Liva o ameaçou caso a família registrasse ocorrência policial.

Os assentados também vêm sofrendo constantes ameaças de morte por pessoas que chegaram a Rosa do Prado e estão se intitulando presidentes de Associações. Embora denunciem essas ameaças à polícia do município, nada é feito e as famílias continuam sendo ameaçadas, relata Paulo.

Ainda de acordo com os moradores, após a chegada de pessoas que estão se intitulando presidentes de associações, os conflitos estão sendo constantes. As famílias estão sendo oprimidas e também já foram ameaçadas com disparos de armas de fogo. O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) afirmou que Liva e Adriano, não fazem parte do movimento, o que leva a suspeitar que eles foram implantados com objetivo político. Os acusados estão prometendo o Titulo de Legitimação de Terras.


Os dois mencionados no Boletim de Ocorrência fazem parte e são ligados ao grupo político do pré-canditato a prefeito e atual vereador Diógenes Ferreira Loures, o Jorginho do Guarani. O vereador tem contato direto com os acusados. Ouça:

Tentamos contato com o comandante da 88ª mas não conseguimos.

Casa queimada no Assentamento Jaci Rocha

Casa queimada no Assentamento Jaci Rocha

Violência assentamento jaci Rocha

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também POLíCIA GERAL

Uma série de ações estão sendo realizadas em Caravelas para fortalecer a rede pública municipal de ensino

Uma série de ações estão sendo realizadas em Caravelas para fortalecer a rede pública municipal de ensino

Polícia procura por homem de 25 anos suspeito de engravidar e agredir menina de 12 anos

Polícia procura por homem de 25 anos suspeito de engravidar e agredir menina de 12 anos

Desavença familiar termina em morte em Nova Viçosa

Desavença familiar termina em morte em Nova Viçosa

Veracel Celulose divulga edital para contratação

Veracel Celulose divulga edital para contratação

Últimas publicações