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publicado em 15/04/2021 às 10h23min

Como se manter em forma na menopausa

Saiba como ajustar a atividade física e a alimentação nessa fase da vida.
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Marcio Atalla

Foto: Reprodução

A menopausa é um período de grandes mudanças no corpo da mulher. E, para muitas, manter a forma parece uma tarefa muito mais difícil. A disposição muda, a força diminui, a flacidez aparece, as gordurinhas se acumulam aqui e ali…  

"Essa questão também é relatada por alguns homens, na fase após os 50 anos. O corpo vai mudando ao longo da vida, seria um sonho ter um corpo de 20 aos 70 anos, mas não é assim. Além disso, há modulações hormonais que surgem com o tempo", diz Marcio Atalla.  

Menopausa pede ajustes na rotina de exercícios

Portanto, nessa fase, que começa aos 40 anos, são necessárias algumas adaptações na prática de exercício, como focar em atividades que reponham a massa muscular perdida espontaneamente com o tempo, processo chamado sarcopenia. 

"Atividades de ganho de massa muscular são especialmente importantes aos 40, 50 anos devido a essa perda de massa muscular, como a musculação, ginástica funcional, CrossFit ou Pilates. Não importa qual a pessoa vai escolher", reforça Atalla. 

Elas ajudarão a recuperar a massa perdida e até aumentar esse índice. 

"O músculo é um tecido muito 'gastão'. Ele necessita 6 vezes mais calorias para sua manutenção do que a mesma quantidade de gordura. Então, se você perde massa muscular, isso significa que seu metabolismo basal também será afetado. Isso faz com que a disposição para realizar as tarefas do dia a dia diminua", explica o educador físico. 

Alimentação aos 40+

A alimentação nessa fase também precisa de mudanças, já que a necessidade de aporte calórico é um pouco menor (e os quilos, mais difíceis de perder).

"Faz muito sentido diminuir a quantidade calorias, sem prejudicar o valor nutricional. Isso ajuda no balanço calórico",afirma.

Outro ponto negligenciado é o sono, que se torna mais leve e menos reparador. "Com isso, as taxas hormonais se desregulam. Então, é preciso fazer uma 'higiene do sono', ou seja, evitar cafeína depois das 16 horas, ambiente escuro, evitar as luzes do celular e televisão etc.", aconselha Atalla.

Menopausa Exercícios

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