Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 01/11/2019 às 00h12min

Confirmado - Óleo chega a Corumbau, distrito do Prado

compartilha nas redes sociais:
Neuza Brizola


Relatos de moradores e de um biólogo marinho dão conta de que pequenas manchas de óleo foram detectadas em Corumbau, distrito do Prado, no extremo sul da Bahia. A região de Corumbau fica bem próxima ao parque Marinho dos Abrolhos, o Ibama não confirma a noticia.

Em áudios enviados a nossa redação, o biólogo marinho da UFRJ e Aquario, Gustavo Duarte, pesquisador  de recife de coral, ele confirmou a chegada das manchas de óleo em Corumbau, e disse que estava no Rio de Janeiro onde já havia conseguido através de “vaquinha” uma quantia em dinheiro que foi depositada na conta de uma empresa da região para a compra de equipamentos que vão auxiliar na limpeza da praia.

A mancha de óleo chegou ao Banco de Abrolhos. Segundo informações da prefeitura de Prado, pequenas pelotas do material foram identificadas no povoado de Corumbau. Contudo, segundo o Ibama, o ponto mais ao sul atingido até esta quinta-feira (31), é Santa Cruz Cabrália, na região de Porto Seguro.

A confirmação da chegada do óleo em Corumbau, uma das praias mais bonitas do nosso litoral, foi confirmada durante a reunião da Câmara de Vereadores que aconteceu nesta segunda feira (31) no Prado.

A grande preocupação agora é o óleo chegar ao Parque Marinho dos Abrolhos que abriga a maior biodiversidade da vida marinha, com um agravante, nessa época, as baleias jubartes  que vem ter seus filhotes em nossas águas, ainda estão por aqui.

As informações é que Cumuruxatiba também já foi atingida pelo óleo. Moradores se reuniram para limpar a praia. O poder público está de prontidão para tentar recolher o óleo que chegar a região.

Porto Seguro;

As manchas de óleo também chegaram ao município de Porto Seguro, nesta quinta-feira (31). As praias atingidas ficam nos distritos de Arraial d'Ajuda e Trancoso – dois dos destinos turísticos mais procurados do estado.

Três praias já foram atingidas pelo óleo em Posto Seguro. Até agora foram registradas manchas de óleo nas praias de Mucugê, Pitinga e Taípe em Arraial d'Ajuda. Em Trancoso foram avistados pequenos fragmentos do óleo. 

Até esta quinta-feira (31), Porto Seguro é o município mais ao sul da Bahia afetado pelo óleo que atinge o litoral do Nordeste do país. A proximidade com a região de Abrolhos preocupa moradores e ambientalistas pelos impactos que o óleo pode provocar caso chegue ao Parque Marinho.

Prado óleo praias Abrolhos

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também MEIO AMBIENTE

Mais de 6.300 atendimentos gratuitos foram realizados na comunidade de Posto da Mata durante a Aciso

Mais de 6.300 atendimentos gratuitos foram realizados na comunidade de Posto da Mata durante a Aciso

Posto no interior baiano vendia gasolina com mais de 90% de etanol

Posto no interior baiano vendia gasolina com mais de 90% de etanol

Antes, durante e depois: Como usar o coletor menstrual

Antes, durante e depois: Como usar o coletor menstrual

Depilação Masculina: Mitos e Verdades

Depilação Masculina: Mitos e Verdades

Últimas publicações