Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 03/07/2017 às 08h35min

Cuidados com a fiação elétrica podem evitar incêndios

Número do Corpo de Bombeiros no Brasil é 193; militares devem ser acionados imediatamente nas ocorrências
compartilha nas redes sociais:
Portal Brasil

Fique sempre atento a panelas, frigideiras e eletrodomésticos como ferro de passar

Os incêndios urbanos podem, muitas vezes, ser prevenidos com alguns cuidados simples. Um local que exige bastante atenção é a cozinha, onde a junção de vários eletrodomésticos, gás e altas temperaturas pode gerar acidentes graves.

O capitão Ronaldo Reis, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), explica que muitos incêndios ocorrem devido à sobrecarga de energia: “Vários aparelhos em uma tomada podem gerar incêndio na fiação, e também temos uma quantidade grande de ocorrências em cozinhas, restaurantes e outros estabelecimentos devido às chaminés, que ficam impregnadas de óleo e com o calor acabam incendiando.”

É importante ficar atento às panelas e frigideiras no fogão, para que não peguem fogo com as temperaturas elevadas, e manter as coifas limpas.

“A forma de se prevenir é usar fiação compatível com a demanda elétrica que vai ter: quando for fazer uso de mais de um aparelho em uma tomada, use uma régua com filtro e fiação de boa qualidade, sem emendas”, recomenda o bombeiro. 

Vazamentos de gás de cozinha também podem ser perigosos: caso sinta cheiro de gás, feche a válvula do botijão, não acione nenhum interruptor, desligue a energia elétrica do local e ligue rapidamente para o 193 - número padrão dos Bombeiros em todo o Brasil.

As construções precárias, feitas com papelão e madeira, também tornam o ambiente mais propenso a um incêndio, pois o fogo se propagará rapidamente. Outro perigo são os balões, que ao cair podem causar incêndios em residências, grandes áreas verdes, e até derrubar aeronaves. 

Queimadas

Além das ocorrências urbanas, os bombeiros também protegem a fauna e a flora combatendo incêndios florestais. Nesta época do ano, no inverno, em que a umidade está baixa, as queimadas são um risco ainda maior em áreas de preservação ambiental.

“Para fazer limpeza de terreno, após rastelar, as pessoas têm o hábito de colocar fogo no que foi recolhido. Muitas vezes, elas perdem o controle do fogo e ele se transforma em incêndio florestal. Recomendamos que façam compostagem, que irá enriquecer o solo, evitar incêndios e a degradação do solo, que precisa de nutrientes”, indica o capitão. 

Prevenção a incêndios

Evite incêndios bombeiros

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também CATEGORIA GERAL

Nova pesquisa aponta vitória de ACM Neto no primeiro turno

Nova pesquisa aponta vitória de ACM Neto no primeiro turno

Prefeitura de Mucuri conclui reformas de escolas públicas em comunidades rurais

Prefeitura de Mucuri conclui reformas de escolas públicas em comunidades rurais

Deputado Robinho denuncia retirada das obras de Franz Krajcberg do Sítio Natura pelo governo da Bahia

Deputado Robinho denuncia retirada das obras de Franz Krajcberg do Sítio Natura pelo governo da Bahia

Prefeitura de Itamaraju realiza Final do Campeonato de Futsal Interbairros contando com grande público

Prefeitura de Itamaraju realiza Final do Campeonato de Futsal Interbairros contando com grande público

Últimas publicações