Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 10/06/2021 às 16h14min

Dia dos Namorados: 5 linguagens do amor para aquecer a relação

Você e seu par estão afinados nesse quesito? Para esta data, a nossa colunista e sexóloga Luciane Angelo reflete sobre como as pessoas expressam seus sentimentos.
compartilha nas redes sociais:
Luciane Angelo

Cada um ama e expressa esse sentimento de uma forma. Já percebeu isso? Cada relacionamento é diferente por, justamente, conviver com pessoas diferentes. E isso diz muito sobre a personalidade e experiências vivenciadas por seus pares. Tem gente que demonstra o quanto sente pelo outro por gestos, outros por palavras e por aí vai... 

Para quem gosta de leitura há um best-seller nesse tema: As Cinco Linguagens do amor. De acordo com o autor, Gary Chapman, cada indivíduo nasce com uma maneira específica de identificar, receber e dar amor. Esse processo é chamado de linguagem e as várias maneiras de expressá-la são chamadas de “dialetos”. O primeiro passo para expressar seu amor por outra pessoa, é identificar sua linguagem do amor e também a que a pessoa amada utiliza para isso.

O que acontece muitas vezes quando não se identifica? Desapontamentos, decepções, achar que o outro não te ama. Por exemplo, você é uma pessoa que expressa sentimentos por toque físico e o seu par por palavras. Se você não perceber que as palavras são o modo pelo qual ele expressa seu amor e o abraço não é, digamos, o ponto forte, você se sentirá menos amada por ele não te tocar tanto. E ele está ali fazendo juras de amor, jogando palavras ao vento e esperando que você faça o mesmo. Ou seja, ele também vai se sentir pouco amado. Entende?

Pois bem, a partir do momento em que passamos a observar o outro, sua forma de agir e se expressar, temos a possibilidade de estabelecer uma comunicação muito mais eficiente, assertiva e harmoniosa, tornando o relacionamento amoroso mais saudável também.

Aprenda abaixo qual é a sua linguagem e a do seu par:

Palavras de afirmação

São pessoas que demonstram seus sentimentos por meio da fala/escrita seja em afirmações ou em incentivos e também entendem que receber o amor é pela mesma via. Exemplo: “Você está tão bonita!”; “você é tão inteligente”; “você é minha melhor amiga”; “vai dar tudo certo”; “não se preocupe, você é a melhor”.

Qualidade de tempo

É a dedicação de um tempo exclusivo, ainda que pequeno. As expressões ou dialetos podem ser: conversas de qualidade, passeios, assistir televisão juntos, ir ao cinema, marcar encontros, assim por diante. É aquele momento sem distrações, o “estar presente”. Curtir realmente o tempo ao seu lado e não estar o tempo todo com você mas focado no celular ou na TV sem perceber que ao lado. Esse perfil valoriza o tempo com qualidade. Essa é uma forma de demonstrar o sentimento por você e vice-versa.

Presentes

Aqui não interessa o valor financeiro e sim o simbólico. Para as pessoas que se sentem amadas por meio desta linguagem, o fundamental é saber que o presente está sendo dado de coração, com a intenção realmente de agradar. Uma simples flor basta para essas pessoas quando elas percebem que está sendo entregue com carinho, com amor.

Gestos de Serviço

Aqui é aquela pessoa prestativa, sempre pronta para te ajudar desde as simples tarefas até as mais complicadas. Ela quer fazer tudo para que você se sinta feliz. Fique atenta às formas, aos serviços que você pode dar às pessoas, fazendo com que elas sintam-se valorizadas e até mesmo motivadas por você. Além de amadas, as chances de fazê-las felizes é bem grande. Cuidado para não explorar as pessoas que têm esse perfil, hein.

Toque Físico

Beijos, abraços, apertões, o simples tocar o corpo do outro. Mais do que saber que o amor existe, algumas pessoas têm a necessidade de sentir fisicamente esse amor. Por isso, fazem questão de receberem carinho, por meio do toque, para que assim sintam-se também mais seguras.

Bom, depois de cada linguagem explicada, identifique você e seu par. Se são perfis bem diferentes, entenda as suas necessidades e a do outro e entrem em harmonia para ambos sentirem e expressarem seu amor da sua maneira. E feliz Dia dos Namorados!


Expressão de sentimentos

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também CATEGORIA GERAL

Prefeitura de Mucuri firma parceria e entrega veículo 0-Km ao Lar dos Idosos

Prefeitura de Mucuri firma parceria e entrega veículo 0-Km ao Lar dos Idosos

PM prende homem com droga, que tentou escapar de blitz da PM

PM prende homem com droga, que tentou escapar de blitz da PM

Prefeitura de Mucuri está concluindo as obras de limpeza do córrego Água Boa em Itabatã

Prefeitura de Mucuri está concluindo as obras de limpeza do córrego Água Boa em Itabatã

Colírio para pacientes cadastrados com Glaucoma está sendo fornecido em Teixeira de Freitas

Colírio para pacientes cadastrados com Glaucoma está sendo fornecido em Teixeira de Freitas

Últimas publicações