Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 18/09/2020 às 12h44min

Ecofuturo lança publicações sobre projeto de educação ambiental em Prado e Malacacheta

“Tecendo Saberes Socioambientais – dialogar, refletir e agir” traz ações promovidas em conjunto com educadores e alunos da rede pública dos municípios
compartilha nas redes sociais:
Benahia Figueiredo


O Ecofuturo, organização sem fins lucrativos mantida pela Suzano, lançou duas publicações sobre o Tecendo Saberes Socioambientais, projeto de educação ambiental realizado nas cidades de Prado (BA) e Malacacheta (MG), durante o ano de 2019. A iniciativa, desenvolvida pelo Instituto em parceria com as prefeituras e com investimento da Suzano, envolveu educadores e alunos da rede pública, com objetivo de sensibilizar as comunidades sobre a importância da conservação ambiental, de ações sustentáveis e do fortalecimento da conexão com a natureza, além da formação de multiplicadores. Os livros, intitulados “Tecendo Saberes Socioambientais – dialogar, refletir e agir”, relatam a iniciativa, trazem artigos sobre a temática socioambiental e as ações promovidas pelos participantes durante o projeto.

 

Na edição sobre Prado, é possível conhecer o trabalho desenvolvido com 25 escolas e 60 educadores da rede pública e da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), que participaram de 80 horas de formação a fim de estimular o debate e reflexões sobre estratégias de conservação ambiental e proteção da biodiversidade. Ao todo, 17 ações foram realizadas nas comunidades, como hortas comunitárias, revitalização de espaços e articulações institucionais. O encerramento do projeto contou com uma exposição das intervenções promovidas durante a iniciativa, além da entrega de certificados.

 

Já a publicação sobre a iniciativa em Malacacheta registra o processo de formação em educação ambiental desenvolvido no município e que integrou as ações do Nascentes do Mucuri, projeto idealizado pela Suzano e realizado por diversos parceiros, que promove a restauração das nascentes do rio Mucuri, a educação ambiental e o desenvolvimento regional. O Tecendo Saberes Socioambientais na cidade envolveu cerca de 120 pessoas, entre educadores e alunos da rede municipal de ensino, que também obtiveram 80 horas de formação. O documento conta com artigos escritos por especialistas, profissionais da área e envolvidos na iniciativa.

 

“O Tecendo Saberes Socioambientais promoveu um espaço de diálogo e reflexões e, a partir dele, foram desenvolvidas iniciativas socioambientais pelos educadores, envolvendo a comunidade escolar e também moradores do entorno. Os resultados demonstram a importância do engajamento desses multiplicadores e o potencial emancipatório da educação ambiental. As publicações trazem o registro do projeto realizado nos dois municípios, além das iniciativas criadas a partir dele, e buscam compartilhar conhecimento e inspirar outras ações em prol da sustentabilidade e da valorização do potencial educador de ambientes naturais”, afirma Raquel Coutinho, analista de Sustentabilidade do Instituto Ecofuturo.  

 

Faça o donwload gratuito das publicações na Biblioteca Virtual do Ecofuturo!

 

Sobre o Instituto Ecofuturo

O Instituto Ecofuturo contribui para transformar a sociedade por meio da conservação ambiental e promoção de leitura, integrando livros, pessoas e natureza. Entre as principais iniciativas estão o projeto Biblioteca Comunitária Ecofuturo, com a implantação de mais de 100 bibliotecas no País, e a gestão do Parque das Neblinas, onde são desenvolvidas atividades de educação ambiental, pesquisa científica, ecoturismo, manejo e restauração florestal, e participação comunitária. Organização sem fins lucrativos, fundada em 1999 e mantida pela Suzano, o Instituto atua como articulador entre sociedade civil, poder público e o setor privado. Conheça mais sobre o Ecofuturo em ecofuturo.org.br, e acompanhe em facebook.com/InstitutoEcofuturoyoutube.com/institutoecofuturoinstagram.com/ecofuturo.

--

Ecofuturo Suzano educação Ambiental

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também MEIO AMBIENTE

Mara Maravilha diz que filho de 2 anos também está com covid-19

Mara Maravilha diz que filho de 2 anos também está com covid-19

Alvo de duas operações no mesmo dia, ex-delegado é preso em MG

Alvo de duas operações no mesmo dia, ex-delegado é preso em MG

Agricultura familiar do sul da Bahia amplia mercado para chocolate premium

Agricultura familiar do sul da Bahia amplia mercado para chocolate premium

Eleitor poderá justificar falta pelo celular

Eleitor poderá justificar falta pelo celular

Últimas publicações