Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 10/12/2014 às 19h25min

Menina de 7 anos morre em Eunápolis após ser picada por escorpião: local está infestado

compartilha nas redes sociais:
A Gazetabahia


Foto: agazetabahia
Foto: agazetabahia

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma menina de 07 anos morreu depois de ser picada por um escorpião no domingo (07), na cidade de Eunápolis. O animal estava no quintal da sua casa, localizada à São Paulo, nº 15, Loteamento Nova Eunápolis, sentido a Itabuna. Gilse da Silva Barreto foi levada para o Hospital Regional de Eunápolis por volta das 8h30min, sentido muitas dores, onde recebeu o primeiro atendimento. Ela chegou a receber todos os cuidados médicos no hospital, mas não resistiu e veio a falecer nesta segunda-feira, às 7 horas.

Assim que a criança foi picada pelo escorpião, a família a encaminhou para o HGE, onde chegou fazendo vômito de sangue.

Os parentes de Gilse estão inconformados, e cobram das autoridades municipais que façam intervenções urgentes no Loteamento, onde centenas de lotes estão tomados pelo matagal.

 


  

  

 

Parentes e amigos que acompanhavam o velório estavam revoltados com a situação. "No Loteamento já teve vários casos de pessoas, de crianças, de adultos. Não foi só o dela e nem só o meu, mas são de muitas pessoas. Acho que precisava ter uma conscientização. Porque não é só eu limpar o meu quintal. Cada um tem que fazer a sua parte”, alertou a dona de casa, Maria Josina, picada por um escorpião, no mesmo domingo.

Segundo os moradores são dezenas de casos com escorpiões no Loteamento. No domingo, por volta das dez horas, Maria Josina, moradora na Rua São Paulo, também foi picada. Assim como, Nátiva Ribeiro, Damiana Ribeiro da Silva, e tantos outros.

 Em relação ao estoque de soro antiescorpiônico nos hospitais,  somente algumas unidades de saúde são credenciadas para armazenar a substância, onde há alto índice de ataques de escorpiões.

Prevenção

Algumas dicas importantes que devem ser seguidas em caso de picada de escorpião. "Não se deve tentar perfurar o local da picada, tentar sugar o veneno e nem fazer torniquetes. A pessoa tem que lavar o local com água e sabão, pode administrar analgésicos, e encaminhar o paciente para uma unidade de referência. O importante é levar a vítima para o hospital o mais rápido possível, até porque, na nossa região tem escorpiões venenosos”.

Lixo em local inadequado pode atrair os animais, como baratas e elas são o principal alimento dos escorpiões. Procurar não ter pilhas de tijolos, telhas, tábuas acumuladas próximas as residências. O importante é fazer vistorias nesses locais e a limpeza. E na medida do possível proteger locais de circulação de insetos com telas. Examinar sapatos também é importante antes de colocá-los.

 

Eunápolis

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também CATEGORIA GERAL

Carro Fumacê: entenda como é o processo de solicitação e as consequências do serviço

Carro Fumacê: entenda como é o processo de solicitação e as consequências do serviço

Dólar e euro podem atingir paridade pela primeira vez

Dólar e euro podem atingir paridade pela primeira vez

TSE registra recorde no alistamento de eleitores de 15 a 18 anos

TSE registra recorde no alistamento de eleitores de 15 a 18 anos

Encerramento da Festa da Cidade contou com show de Fernandinho, cerimônia cívica e outras atrações religiosas

Encerramento da Festa da Cidade contou com show de Fernandinho, cerimônia cívica e outras atrações religiosas

Últimas publicações