Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 23/08/2017 às 10h41min

O que não fazer no novo emprego

Quem acaba de chegar a uma empresa precisa evitar falhas marcantes que geram impressão negativa
compartilha nas redes sociais:
Areah

Parabéns, você conseguiu um novo emprego e para começar com o pé direito é necessário deixar transparente que você é um agregador na equipe, que tem bom senso e que pode ser solicitado para as tarefas da sua área com comprometimento.  Para ser bem recebido logo de cara, evite as mancadas dos itens abaixo: 

Evite telefonemas pessoais no escritório, parece normal, mas seu gerente está de olho com o tempo que se perde com isso

1 – Atraso nas primeiras semanas

Só você pode ser responsável por seu calendário e sua rotina. Não adianta colocar a culpa no trânsito. Chegar atrasado nas primeiras semanas do novo emprego causa impressão negativa e tira a credibilidade do novo funcionário.


2 – Não ter cuidado com a roupa

O ideal é que o novo contratado pergunte ao RH da empresa qual deve ser o traje adotado pela empresa, mesmo em ambiente informal. Cuidado com camisetas com estampas e recados piadistas, é trabalho e não happy hour.


3 – Desatenção nos treinamentos das regras básicas

O processo de orientação aos novos contratados é comum antes de iniciar as atividades. Mesmo que os condutores do treinamento não sejam seus superiores diretos, eles estão observando cada atitude. Evite qualquer comportamento que possa demonstrar que você não está muito atento ou animado, pois certamente seu novo chefe será informado. 


4 – Esperar por orientações

Não importa onde você está trabalhando, há certos processos e ferramentas que compõem os procedimentos operacionais padrão da empresa. Senão entendeu como funcionam esses procedimentos, saia na frente e pergunte, não espere absorver essas coisas por osmose, essa atitude demonstra falta de iniciativa.


5 – Não espere que os colegas façam seu trabalho

Nos momentos iniciais as dúvidas podem surgir a todo o momento, é aceitável precisar da orientação dos mais experientes da casa, mas não existe uma maneira mais rápida de fazer inimigos que solicitar que a boa vontade dos colegas possa fazer o que você ainda não aprendeu. Tente aprender o quanto antes para demonstrar sua capacidade sozinho.


6 – Atender telefonemas pessoais

O empregador paga seus funcionários para produzir e não para falar com a namorada, com a babá dos filhos ou resolver problemas da reforma da casa com o pedreiro. Se seus contatos costumam te procurar em horário comercial, lembre-os que você acabou de começar no novo emprego e deixe para resolver problemas pessoais exclusivamente na hora do almoço, exceto em situações de emergência.


7 – Questionar sobre aumento de salário

Quem concorda com o salário oferecido durante o processo de contratação, não pode nem deve pedir aumento ou questionar sobre esse assunto enquanto não houver tempo suficiente para que o empregador avalie suas qualidades. O mínimo é esperar seis meses para isso se o seu desempenho for muito além do satisfatório, no geral, novo aumento demora um ano para acontecer.


8 - Não tente mudar as coisas

Seja cauteloso ao sugerir novas políticas ou estratégias durante as primeiras semanas, pois pode não ser a melhor maneira de demonstrar que você é um trabalhador exemplar. Espere o período de experiência terminar para meter o bedelho onde você não foi chamado.


9 - Cuidado com o comprometimento

Em um novo emprego, sempre haverá uma curva de aprendizado, e os supervisores eficazes entendem esse momento do novo funcionário. Inevitavelmente, você será solicitado a fazer algo que pode desconhecer. Ao invés de dizer que você pode completar a tarefa, diga que nunca fez aquilo antes e que precisa de mais instruções.


10 - Não tenha medo de pedir ajuda

Ignorar até mesmo as perguntas mais básicas é se preparar para o fracasso. Em vez de cometer um erro que pode custar à empresa tempo e dinheiro, busque sanar suas dúvidas.

Emprego novo

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também CATEGORIA GERAL

Operação Força Total: PM recupera em Teixeira de Freitas Corolla que foi roubado no ES

Operação Força Total: PM recupera em Teixeira de Freitas Corolla que foi roubado no ES

Prefeito Zico de Baiato anuncia investimento de R$ 20 milhões em obras para Alcobaça

Prefeito Zico de Baiato anuncia investimento de R$ 20 milhões em obras para Alcobaça

Teixeira de Freitas terá ação de Vacinação Animal Antirrábica; confira horários e locais

Teixeira de Freitas terá ação de Vacinação Animal Antirrábica; confira horários e locais

Benefícios da Quiropraxia em Atletas

Benefícios da Quiropraxia em Atletas

Últimas publicações